Browsing by Issue Date, starting with "2013-10-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação do processamento de sinal à análise e síntese de agrupamentosPublication . Azevedo, Joaquim Amândio Rodrigues; Casimiro, António Manuel Esteves Santos
- An essay on economic growth: classical determinants, convergence and financial developmentPublication . Vieira, Paulo Jorge Baptista; Andini, CorradoThis dissertation surveys the literature on economic growth. I review a substantial number of articles published by some of the most renowned researchers engaged in the study of economic growth. The literature is so vast that before undertaking new studies it is very important to know what has been done in the field. The dissertation has six chapters. In Chapter 1, I introduce the reader to the topic of economic growth. In Chapter 2, I present the Solow model and other contributions to the exogenous growth theory proposed in the literature. I also briefly discuss the endogenous approach to growth. In Chapter 3, I summarize the variety of econometric problems that affect the cross-country regressions. The factors that contribute to economic growth are highlighted and the validity of the empirical results is discussed. In Chapter 4, the existence of convergence, whether conditional or not, is analyzed. The literature using both cross-sectional and panel data is reviewed. An analysis on the topic of convergence using a quantile-regression framework is also provided. In Chapter 5, the controversial relationship between financial development and economic growth is analyzed. Particularly, I discuss the arguments in favour and against the Schumpeterian view that considers financial development as an important determinant of innovation and economic growth. Chapter 6 concludes the dissertation. Summing up, the literature appears to be not fully conclusive about the main determinants of economic growth, the existence of convergence and the impact of finance on growth.
- Desenvolvimento vocacional no 2º Ciclo do Ensino Básico: a experiência da implementação de um programa numa escola rural da MadeiraPublication . Figueira, Débora Rubina Fernandes; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Carvalho, Renato Gil GomesO desenvolvimento vocacional é uma das áreas da psicologia que tem sido cada vez mais valorizada em contexto educativo. Com as mudanças que têm vindo a ocorrer na conceção e construção da carreira profissional, é fundamental que os alunos sejam orientados para uma perceção realista e organizada do seu percurso escolar. É a partir da infância que as bases para o desenvolvimento dos interesses e valores são criadas, formando as atitudes que permitirão a adaptação ao meio social e laboral. Apesar de estar patente que o desenvolvimento vocacional deve ser promovido longitudinalmente, ao longo da escolaridade e antes dos momentos de tomada de decisão, são poucos os estudos que se têm focado nesta temática. Neste sentido, foi elaborado e implementado um programa de desenvolvimento vocacional destinado ao 2º ciclo do ensino básico. Este programa foi aplicado numa escola pública da Região Autónoma da Madeira, tendo participado 155 alunos do 5º e 6º anos do ensino básico e com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos. Num desenho quasi-experimental, estes estudantes foram distribuídos em dois grupos, um experimental (N = 79) e outro de controlo (N = 76), conforme participassem ou não no programa. O programa foi constituído por 10 sessões envolvendo atividades de exploração do meio, profissões, percurso de vida e autoconceito sendo que a sua avaliação foi realizada através da Escala de Consciência de Carreira na Infância (Jorge, 2011) aplicada no início e no fim do programa. Os resultados indicam que a intervenção foi eficaz ao nível da promoção da consciência de carreira nos alunos do grupo experimental, comparativamente aos do grupo de controlo. Os resultados são analisados e discutidos considerando a relevância da promoção de intervenções desta natureza em contexto escolar, de forma a consciencializar os alunos para a importância do autoconhecimento e da construção do seu percurso escolar e vida.