Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1003.82 KB | Adobe PDF |
Abstract(s)
O desenvolvimento vocacional é uma das áreas da psicologia que tem sido cada vez mais valorizada em contexto educativo. Com as mudanças que têm vindo a ocorrer na conceção e construção da carreira profissional, é fundamental que os alunos sejam
orientados para uma perceção realista e organizada do seu percurso escolar.
É a partir da infância que as bases para o desenvolvimento dos interesses e valores
são criadas, formando as atitudes que permitirão a adaptação ao meio social e laboral. Apesar de estar patente que o desenvolvimento vocacional deve ser promovido
longitudinalmente, ao longo da escolaridade e antes dos momentos de tomada de decisão, são poucos os estudos que se têm focado nesta temática. Neste sentido, foi
elaborado e implementado um programa de desenvolvimento vocacional destinado ao 2º
ciclo do ensino básico. Este programa foi aplicado numa escola pública da Região
Autónoma da Madeira, tendo participado 155 alunos do 5º e 6º anos do ensino básico e
com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos. Num desenho quasi-experimental,
estes estudantes foram distribuídos em dois grupos, um experimental (N = 79) e outro
de controlo (N = 76), conforme participassem ou não no programa. O programa foi
constituído por 10 sessões envolvendo atividades de exploração do meio, profissões,
percurso de vida e autoconceito sendo que a sua avaliação foi realizada através da
Escala de Consciência de Carreira na Infância (Jorge, 2011) aplicada no início e no fim do programa. Os resultados indicam que a intervenção foi eficaz ao nível da
promoção da consciência de carreira nos alunos do grupo experimental, comparativamente aos do grupo de controlo. Os resultados são analisados e discutidos
considerando a relevância da promoção de intervenções desta natureza em contexto
escolar, de forma a consciencializar os alunos para a importância do autoconhecimento
e da construção do seu percurso escolar e vida.
Description
Keywords
Desenvolvimento vocacional Consciência de carreira Programas de intervenção Infância Adolescência Madeira (Portugal) . Centro de Artes e Humanidades