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- Estudo da prevalência do vírus Influenza A e B numa amostragem populacional do Arquipélago da MadeiraPublication . Camacho, Sílvia Cristina Sardinha; Carvalho, Miguel ângelo Almeida Pinheiro de; Fernandes, Paula LuísaAs infecções respiratórias de etiologia viral constituem um problema alarmante de Saúde Pública, sendo responsáveis pelo elevado e constante aumento dos índices de morbimortalidade registados no Mundo associados ao vírus influenza. O presente estudo teve como objetivo avaliar a prevalência dos anticorpos IgG e IgM em soros de utentes com requisições para análises serológicas ao vírus influenza A e B. Os utentes foram atendidos entre 1 de Abril de 2009 e 30 de Abril de 2011. Outro objectivo foi determinar a epidemiologia do vírus pandémico A (H1N1) 2009 nos indivíduos com sintomatologia de gripe durante o período entre Julho de 2009 e Julho de 2010 utilizando a técnica de RT-PCR em amostras de exsudado (ou aspirado) nasofaríngeo. Tendo por base o universo de amostragem de 981 indivíduos, constatou-se que 10,7 e 8,2% da população analisada apresenta valores positivos de anticorpos IgM e IgG indicativos de infecção pelo vírus influenza A e B, respectivamente. Constatou-se, também, que entre os 1934 indivíduos submetidos a procedimentos de diagnóstico laboratorial para a detecção de infecção pelo vírus pandémico A (H1N1) 2009, cerca de 747 (38,6%) estavam infectados. Verificou-se que, a população mais jovem foi mais susceptível à infecção pelo vírus influenza A (H1N1) 2009. Isto difere da típica época de gripe sazonal, na qual as pessoas mais idosas estão mais propensas a tornarem-se infectadas e a desenvolver doença grave por influenza A e/ou B. A prevalência de gripe na RAM é reduzida – um dos aspectos plausíveis que justifiquem esta afirmação poderá dever-se às características genéticas da população da RAM estudada. Embora seja de elevada relevância salientar que o Programa Regional de Vacinação (PRV) da RAM tem alcançado reconhecimento nacional e internacional devido às excelentes taxas de cobertura vacinal, fruto da atitude entre cidadãos e profissionais de saúde.
- Estudo da concentração e do transporte de sedimentos em suspensão em cursos de água de montanhaPublication . Lobo, Raquel José Ladeira; Lopes, Luiz Carlos GuerreiroO principal objectivo deste estudo foi o de verificar a aplicabilidade, às ribeiras da Ilha da Madeira, de técnicas indirectas de estimação do caudal e da concentração de sedimentos em suspensão e do seu emprego no cálculo do transporte sólido em suspensão nessas pequenas bacias de montanha. Particular ênfase é dada ao uso de traçadores químicos na determinação indirecta do caudal em cursos de água turbulentos com acentuados declives e à estimação da concentração de sedimentos em suspensão a partir de dados de turbidez da água, sendo tais técnicas aqui detalhadamente descritas. A campanha de medições da condutividade eléctrica e da turbidez da água realizada na Ribeira Seca do Faial, complementada pelos trabalhos realizados na Ribeira do Lajeado e na Ribeira de Santa Luzia, devido às suas grandes limitações em termos temporais e espaciais, não permitiu chegar a conclusões mais representativas sobre o transporte de sedimentos em suspensão na bacia hidrográfica em estudo. Ainda assim, os trabalhos de campo e em laboratório realizados possibilitaram confirmar a aplicabilidade das técnicas indirectas adoptadas na estimação de caudais e no estudo da concentração e do transporte de sedimentos em suspensão nesses cursos de água de montanha.
- Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do GaleãoPublication . Teixeira, Vânia Miriam Gil; Mendes, Guida Reis RodriguesO presente Relatório de Estágio insere-se no 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e revela a intervenção pedagógica realizada numa sala de Educação de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os dez e os dezoito meses, e numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades entre os oito e os dez anos. No decorrer do estágio nas duas componentes referidas, para além da observação e da avaliação dos contextos, realizou-se planificações das atividades/aulas a desenvolver com as crianças e reflexões críticas semanais, com o objetivo primeiro de se refletir sobre o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças e, assim, se adequar as opções pedagógicas às crianças em questão, de forma a promover aprendizagens significativas, diversificadas e contextualizadas. De modo a se adaptar a intervenção pedagógica a ambos os estágios, realizou-se uma avaliação de cada grupo de crianças. Posteriormente, com base nos dados recolhidos e analisados, adotou-se diferentes procedimentos metodológicos, nomeadamente, as reflexões semanais, que permitiram operacionalizar uma prática pedagógica tendo por base o desenvolvimento, os interesses e as necessidades das crianças. As atividades realizadas em intervenção com a comunidade educativa, com as famílias e com o meio envolvente e a participação em outras atividades de cariz pedagógico permitiram criar relações com vários agentes educativos e possibilitou compreender, de forma mais concreta, a dinâmica e a gestão das instituições de educação.