Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio realizado no Infantário “O Carrocel” e na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoVâniaTeixeira.pdf2.19 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio insere-se no 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e revela a intervenção pedagógica realizada numa sala de Educação de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os dez e os dezoito meses, e numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com idades entre os oito e os dez anos. No decorrer do estágio nas duas componentes referidas, para além da observação e da avaliação dos contextos, realizou-se planificações das atividades/aulas a desenvolver com as crianças e reflexões críticas semanais, com o objetivo primeiro de se refletir sobre o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças e, assim, se adequar as opções pedagógicas às crianças em questão, de forma a promover aprendizagens significativas, diversificadas e contextualizadas. De modo a se adaptar a intervenção pedagógica a ambos os estágios, realizou-se uma avaliação de cada grupo de crianças. Posteriormente, com base nos dados recolhidos e analisados, adotou-se diferentes procedimentos metodológicos, nomeadamente, as reflexões semanais, que permitiram operacionalizar uma prática pedagógica tendo por base o desenvolvimento, os interesses e as necessidades das crianças. As atividades realizadas em intervenção com a comunidade educativa, com as famílias e com o meio envolvente e a participação em outras atividades de cariz pedagógico permitiram criar relações com vários agentes educativos e possibilitou compreender, de forma mais concreta, a dinâmica e a gestão das instituições de educação.
The present work experience practice report includes itself, on the 2nd year of Masters in Preschool Education and on the Primary Basic teaching Education. It reveals a pedagogic intervention done in a Pre-school class, with children between the ages of ten to eighteen months old and also in a third year Primary class, with children between the ages of eight to ten years old. Through this pedagogic experience done with the classes mentioned above, apart from the observations and contexts evaluations, planning of the activities and lessons to be developed amongst the children, were created, as well as, weekly critics reflections. This had the main purpose of reflecting on children development and knowledge, therefore to adapt the pedagogic options to them, in order to promote significant, diversified and contextualised knowledge. In order to adapt the pedagogic intervention to both practices, an evaluation of each group of children, was created. Before hand, based on the information collected and analysed, different methodology procedures were introduced, according to the weekly reflections, which allowed an operational pedagogic practice, based on the children development, interests and needs. The activities involving the educative community, families, the surrounding environment and the participation in other pedagogic activities, was a way of building relationships with various educative agents, which allowed me to understand the management of the Educational Institutions, in a more concrete and dynamic way.

Description

Keywords

Educação de infância 1.º Ciclo do Ensino Básico Reflexão Avaliação Intervenção pedagógica Childhood education Primary basic teaching education Reflection Evaluation Pedagogical intervention Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License