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- Contribuição para o estudo comportamental da Sé do FunchalPublication . Jardim, Ângela Tânia Correia; Appleton, João Augusto da Silva; Freitas, Diva Manuela Correia deO principal objetivo desta dissertação é a contribuição para o estudo comportamental da Sé Catedral do Funchal, obra emblemática do período manuelino edificada na ilha da Madeira. É uma igreja construída em inícios do século XVI, dentro do modelo do gótico-tardio. A sua configuração em planta é em forma de cruz latina orientada liturgicamente no sentido este-oeste. No braço norte do transepto encontra-se a Torre Sineira. Para este estudo usou-se um modelo de elementos finitos tridimensionais efetuado com o programa de cálculo automático SAP2000, a partir do qual se obteve uma análise elástica linear, baseada em análises de esforços e tensões nas paredes estruturais para a combinação fundamental do estado limite último com ação de base a sobrecarga e também para a ação de base o sismo. Em complemento com estas análises foi também desenvolvida a análise das frequências fundamentais de vibração de modo a perceber-se o comportamento dinâmico da estrutura. Este edifício é constituído essencialmente por alvenaria e cantaria de pedra, ou seja, materiais com comportamento não linear devido à sua heterogeneidade e capacidade de formação de roturas localizadas. Desta forma, para este tipo de estruturas, os resultados obtidos a partir de análises lineares são muito conservadores pelo que apenas são reconhecidas as zonas críticas do edifício.
- Projeto educativo museológico: estudo de caso do Museu A Cidade do AçúcarPublication . Gouveia, Carla Maria de Sousa Branco Marques Ferreira de; Bento, António Maria VelosoEste estudo concentrou-se num projeto educativo a partir da reflexão sobre o tema: o serviço educativo museológico, especificamente sobre um estudo de caso de O Museu A Cidade do Açúcar, localizado na cidade do Funchal. Pretendeu-se com este estudo analisar um conjunto de fatores de modo a aferir como os museus podem funcionar numa vertente mais educacional do que institucional, ou seja, libertarem-se do seu espaço físico e ir de encontro ao público. Este trabalho desenvolveu-se a partir de uma abordagem de utilização de ambientes virtuais criados pelo autor, com intuito de potencializar a aprendizagem e promoveu uma experiencia diferente aos alunos. Esta análise foi feita através de duas metodologias a documental e empírica, em relação à segunda foram elaborados diferentes inquéritos preenchidos por alunos e por professores (501 no total), que continham questões sobre a importância da realização deste género de serviço educativo, a relação entre o Museu e a Escola e a relação entre o espólio museológico e os currículos escolares dos conteúdos programáticos das disciplinas de Historia e Estudo do Meio, ou seja, alunos do 4º, 6º e 8ºanos de escolaridade. Assim o Museu tendo uma função cultural ao longo dos séculos, viu recentemente aparecer novas abordagens da museologia. Neste sentido ele tem hoje outras responsabilidades sociais, nomeadamente o de constituir-se como um meio de comunicação entre os vários públicos, através de suportes informáticos. A finalidade deste projeto visou colocar o museu junto das escolas, desenvolveu a capacidade crítica ou estimular a criatividade dos alunos, conduzindo-os a aprendizagem de novos conceitos. A análise global deste projeto revelou que os alunos e professores consideraram que esta apresentação virtual do Museu a Cidade do Açúcar foi muito importante para aproximar as escolas do museu.