Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
36.67 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo concentrou-se num projeto educativo a partir da reflexão sobre o tema: o serviço educativo museológico, especificamente sobre um estudo de caso de O Museu A Cidade do Açúcar, localizado na cidade do Funchal.
Pretendeu-se com este estudo analisar um conjunto de fatores de modo a aferir como
os museus podem funcionar numa vertente mais educacional do que institucional, ou seja,
libertarem-se do seu espaço físico e ir de encontro ao público. Este trabalho desenvolveu-se a partir de uma abordagem de utilização de ambientes virtuais criados pelo autor, com intuito de potencializar a aprendizagem e promoveu uma experiencia diferente aos alunos.
Esta análise foi feita através de duas metodologias a documental e empírica, em
relação à segunda foram elaborados diferentes inquéritos preenchidos por alunos e por professores (501 no total), que continham questões sobre a importância da realização deste género de serviço educativo, a relação entre o Museu e a Escola e a relação entre o espólio
museológico e os currículos escolares dos conteúdos programáticos das disciplinas de
Historia e Estudo do Meio, ou seja, alunos do 4º, 6º e 8ºanos de escolaridade.
Assim o Museu tendo uma função cultural ao longo dos séculos, viu recentemente
aparecer novas abordagens da museologia. Neste sentido ele tem hoje outras
responsabilidades sociais, nomeadamente o de constituir-se como um meio de
comunicação entre os vários públicos, através de suportes informáticos.
A finalidade deste projeto visou colocar o museu junto das escolas, desenvolveu a
capacidade crítica ou estimular a criatividade dos alunos, conduzindo-os a aprendizagem de novos conceitos.
A análise global deste projeto revelou que os alunos e professores consideraram que
esta apresentação virtual do Museu a Cidade do Açúcar foi muito importante para
aproximar as escolas do museu.
Description
Keywords
Museu Museu virtual Escola Projeto Museu A Cidade do Açucar Gestão Cultural . Centro de Ciências Sociais