Publication
Projeto educativo museológico: estudo de caso do Museu A Cidade do Açúcar
dc.contributor.advisor | Bento, António Maria Veloso | |
dc.contributor.author | Gouveia, Carla Maria de Sousa Branco Marques Ferreira de | |
dc.date.accessioned | 2014-04-02T10:05:07Z | |
dc.date.available | 2014-04-02T10:05:07Z | |
dc.date.issued | 2014-04-02 | |
dc.description.abstract | Este estudo concentrou-se num projeto educativo a partir da reflexão sobre o tema: o serviço educativo museológico, especificamente sobre um estudo de caso de O Museu A Cidade do Açúcar, localizado na cidade do Funchal. Pretendeu-se com este estudo analisar um conjunto de fatores de modo a aferir como os museus podem funcionar numa vertente mais educacional do que institucional, ou seja, libertarem-se do seu espaço físico e ir de encontro ao público. Este trabalho desenvolveu-se a partir de uma abordagem de utilização de ambientes virtuais criados pelo autor, com intuito de potencializar a aprendizagem e promoveu uma experiencia diferente aos alunos. Esta análise foi feita através de duas metodologias a documental e empírica, em relação à segunda foram elaborados diferentes inquéritos preenchidos por alunos e por professores (501 no total), que continham questões sobre a importância da realização deste género de serviço educativo, a relação entre o Museu e a Escola e a relação entre o espólio museológico e os currículos escolares dos conteúdos programáticos das disciplinas de Historia e Estudo do Meio, ou seja, alunos do 4º, 6º e 8ºanos de escolaridade. Assim o Museu tendo uma função cultural ao longo dos séculos, viu recentemente aparecer novas abordagens da museologia. Neste sentido ele tem hoje outras responsabilidades sociais, nomeadamente o de constituir-se como um meio de comunicação entre os vários públicos, através de suportes informáticos. A finalidade deste projeto visou colocar o museu junto das escolas, desenvolveu a capacidade crítica ou estimular a criatividade dos alunos, conduzindo-os a aprendizagem de novos conceitos. A análise global deste projeto revelou que os alunos e professores consideraram que esta apresentação virtual do Museu a Cidade do Açúcar foi muito importante para aproximar as escolas do museu. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/574 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Museu | por |
dc.subject | Museu virtual | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.subject | Museu A Cidade do Açucar | por |
dc.subject | Gestão Cultural | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Projeto educativo museológico: estudo de caso do Museu A Cidade do Açúcar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Gestão Cultural | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão Cultural | por |