Browsing by Issue Date, starting with "2015-03"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- A lectoescrita em alunos surdos a frequentar o ensino bilingue: avaliação da eficácia de um programa de treinoPublication . Abreu, Fernanda Maria Nunes Rosa Gonçalves de; Capelo, Maria Regina Teixeira Ferreira; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasAs crianças surdas, integradas num contexto educativo bilingue, aprendem a ler e a escrever numa língua oral-auditiva, língua com caraterísticas diferentes da língua que adquirem naturalmente que é visuo-espacial. A Língua Gestual Portuguesa é a língua materna dos surdos, constituindo-se a Língua Portuguesa, no modo oral e escrito, como a sua segunda língua. Face à escassez de instrumentos facilitadores do desenvolvimento das competências de leitura e escrita em crianças surdas, esta investigação visa avaliar a eficácia do programa de treino da competência lectoescrita para alunos surdos a frequentar o ensino bilingue – Programa PODER. O programa de intervenção concebido desenvolveu-se num processo de investigação-ação e foi aplicado a seis alunos surdos, a frequentar o 2.º ano de escolaridade do ensino básico, numa Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos. As respostas obtidas, através de questionários aos alunos surdos (6), foram analisadas qualitativamente. Para medir o índice de legibilidade do texto e a facilidade de leitura, no Pré-teste e no Pós-teste de lectoescrita aplicado aos alunos surdos, utilizou-se o “Índice de Legibilidade de FleschKincaid Grade Level” e o “Índice de Facilidade de Leitura de Flesch” (ambos baseados no comprimento das palavras e das frases). Os resultados obtidos indicam que o Índice de Legibilidade fica situado entre 7,0 e 10,0, o recomendável e o Índice de Facilidade de Leitura enquadra-se no Nível A1 – Utilizador Básico. Os dados afiguram-se expressivos para a validação do programa de treino e prova da sua eficácia, no desenvolvimento da competência lectoescrita de alunos surdos integrados no ensino bilingue. Deste estudo, retiram-se implicações para a intervenção psicoeducacional da lectoescrita junto de alunos surdos que frequentam o ensino bilingue.
- A personalidade nos trabalhos em grupo no ensino superiorPublication . Silva, Joana Belmira Mendes; Soares, Maria Luísa PereiraO Ensino Superior é um contexto fundamental no desenvolvimento pessoal, profissional e social do indivíduo, pois pretende que os indivíduos obtenham conhecimentos técnicos específicos na sua área de formação, e que ao mesmo tempo desenvolvam competências pessoais e sociais, fundamentais para ingressar no mundo do trabalho. Dessa forma, a metodologia dos trabalhos em grupo tem sido muito adotada pelas várias universidades, uma vez que tem sido apontada como sendo uma estratégia adequada para o desenvolvimento de competências ao nível da comunicação, resolução de conflitos e liderança, cada vez mais procuradas pela realidade profissional. A personalidade tem sido também muito considerada no que toca aos requisitos exigidos pelas entidades empregadoras, uma vez que as características da personalidade são determinantes no comportamento profissional de um indivíduo. Este fator tornar-se ainda mais importante quando estamos perante um trabalho em grupo, uma vez que o bom funcionamento do mesmo e a conquista de bons resultados, dependem da forma como os elementos do grupo conjugam cada uma das suas singularidades. Assim, este estudo longitudinal, enquadrado numa metodologia quantitativa, pretendeu analisar os traços de personalidade dos time-organizer dos grupos em dois momentos distintos, de forma a comparar as perceções nessas duas fases do trabalho. Foi utilizada uma amostra de 92 alunos do 1º Ciclo da Universidade da Madeira, sendo que 17 dos quais são time-organizer dos seus grupos. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário, baseado no Big Five Inventory, versão abreviada de 10 itens (Rammstedt & John, 2006). No que se refere aos resultados obtidos, verificamos que o traço de personalidade Conscienciosidade foi o mais predominante nos time-organizer da amostra. No entanto, foi curioso verificar que as perceções, sobre a personalidade do time-organizer, alteraram-se no decorrer do trabalho. Por fim, constatou-se que houve divergências entre as perceções dos alunos time-organizer e dos restantes alunos.
- Seven stories: location based story-delivery systemPublication . Dionisio, Mara Sofia Gomes; Nisi, ValentinaLocation aware content-based experiences have a substantial tradition in HCI, several projects over the last two decades have explored the association of digital media to specific locations or objects. However, a large portion of the literature has little focus on the creative side of designing of the experience and on the iterative process of user evaluations. In this thesis we present two iterations in the design and evaluation of a location based story delivery system (LBSDS), inspired by local folklore and oral storytelling in Madeira. We started by testing an already existing location based story platform, PlaceWear, with short multimedia clips that recounted local traditions and folktales, to this experience we called iLand. An initial evaluation of iLand, was conducted; we shadowed users during the experience and then they responded to a questionnaire. By analyzing the evaluation results we uncovered several issues that informed the redesign of the system itself as well as part of the story content. The outcome of this re design was the 7Stories experience. In the new experience we performed the integration of visual markers in the interface and the framing of the fragmented story content through the literary technique of the narrator. This was done aiming to improving the connection of the audience to the physical context where the experience is delivered. The 7Stories experience was evaluated following a similar methodology to the iLand evaluation but the user’s experience resulted considerably different; because of the same setting for the experience in both versions and the constancy of the most of the content across the two versions we were able to assess the specific effect of the new design and discuss its strengths and shortcomings. Although we did not run a formal and strict comparative test between the two evaluations, it is evident from the collected data how the specific design changes to our LBSDS influenced the user experience.
- Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Costa, Vanessa Sofia Andrade; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório foi elaborado para adquirir o grau de mestre em Educação PréEscolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Este baseia-se nas intervenções pedagógicas realizadas em duas instituições distintas, nomeadamente na Escola Básica do 1ºCiclo com Pré da Ladeira, na valência de Pré-Escolar (3/4 anos) e na Escola Básica do 1ºCiclo com Pré do Caniço, na valência de 1ºCiclo do Ensino Básico (7/9 anos, ou seja, 2º ano de escolaridade). O corpo do relatório está organizado em duas partes, cada uma composta por capítulos. A primeira parte, dividida em três capítulos, diz respeito à teoria e metodologia que fundamentam toda a minha prática interventiva, enquanto na segunda parte, composta por dois capítulos, contextualizo o ambiente educativo onde decorreu a ação e explano a intervenção in loco norteada pelo processo metodológico da investigação-ação. Adotou-se esta metodologia investigativa por se acreditar que é uma ótima guia para orientar as práticas educativas, visando o sua constante melhoramento e o dos ambientes de aprendizagem. Inerente a esta metodologia qualitativa encontra-se o ato reflexivo, que permite ao docente reavaliar a sua práxis e posteriormente reajustá-la.
- Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Nunes, Andreia Filipa Nepomuceno da Silva; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente relatório de estágio foi elaborado com vista à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório foi pensado e construído em torno da prática pedagógica desenvolvida quer em contexto de Educação de Infância, no Infantário “O Golfinho”, quer em contexto de 1.º Ciclo, na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré da Assomada. Na sua primeira parte, o relatório faz um enquadramento teórico e metodológico que aborda questões como a consagração da educação e o ensino a nível europeu e nacional, o perfil geral e específico do educador de infância e do professor de ensino básico, os direitos das crianças, como também faz uma abordagem aos vários modelos curriculares que serviram de inspiração à “praxis” e à metodologia da investigação-ação, como a metodologia adotada em toda a prática pedagógica. Numa segunda parte, o relatório aborda a intervenção pedagógica em ambos os contextos educativos sustentada pelo referido enquadramento teórico e metodológico. A necessidade de se compreenderem e resolverem situações problemas naqueles contextos educativos e o objetivo de realizar uma intervenção pedagógica com qualidade e rigor conduziu-me à escolha da investigação-ação como metodologia de investigação preferencial. No âmbito da intervenção pedagógica, procurou-se, em ambos os contextos educativos, fomentar aprendizagens com significado, olhando para os interesses individuais e do grupo, encarando as crianças como seres com competências para participarem e integrarem os processos educativos, bem como, procurou-se estimular o bem-estar emocional do grupo e de cada criança, respeitando o ritmo de cada um. No final do relatório, é feita uma reflexão crítica sobre os estágios realizados em ambos os contextos educativos, destacando a sua importância para a constante evolução profissional do docente e para a construção consolidada da sua própria identidade.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Moreira, Vânia Luísa Fernandes; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório de estágio integrado no plano de estudos do Mestrado foi realizado para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Expõe de modo reflexivo as experiências vividas no âmbito da intervenção pedagógica realizada com um grupo de alunos do 2.º ano de escolaridade, da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar (EB1/PE) de Santa Cruz. A praxis desenvolvida teve como suporte metodológico a investigação-ação. Os pressupostos teóricos presentes no corpus teórico deste trabalho apontam para a construção de uma identidade profissional docente, assente numa atitude reflexiva sobre os contextos educativos com vista a promover a qualidade das aprendizagens. Centrado no trabalho cooperativo e seguindo uma linha de diferenciação pedagógica, o estudo desenvolvido procura responder às questões investigativas levantadas no âmbito da intervenção. Assim, todo o percurso de ação pedagógica foi orientado de modo a definir estratégias que permitissem promover a melhoria das competências de escrita e de leitura dos alunos, bem como a melhoria do seu comportamento atitudinal e cívico.
- Technologies that motivates healthy toothbrushing: practices through social translucencePublication . Caraban, Ana Karina Caldeira; Karapanos, EvangelosFifty percent of the European Union’s population suffers from an oral disease. Studies have repeatedly shown that while acquiring healthy toothbrushing practices early on in one’s life is of significance, children and adults often fail to adhere to those. In this thesis we attempt to design and prototype interactive technologies that motivate healthy tooth brushing habits on individuals. Rather than focusing on the technologies’ persuasive power over individuals, we tap on the social mechanisms employed by families. In this sense, we think of these technologies as social translucent rather than persuasive, whose goal is to raise awareness within the family on each other’s habits and that aim at leveraging families’ existing social mechanisms for behavior change, rather than replacing them. More specifically, we aim to gain insights with respect to the following questions: a) What are the drivers and barriers towards adhering to healthy tooth brushing behaviors? b) Can we effectively measure toothbrushing behaviors? c) How can technologies leverage family communication practices in motivating proper toothbrushing behaviors? First, we present two studies about children and adults’ tooth brushing behaviors and how these are influenced by social interactions within the family. Secondly, we present the design and prototyping of two systems that sense toothbrushing practices and provide feedback, using the Social Translucence Framework as a design lens. We conclude with an overview of lessons learnt from the prototyping of these systems supported by an analysis of the strengths and pitfalls of the developed technologies.
- RGD peptide-modified dendrimer-entrapped gold nanoparticles enable highly efficient and specific gene delivery to stem cellsPublication . Kong, Lingdan; Alves, Carla S.; Hou, Wenxiu; Qiu, Jieru; Möhwald, Helmuth; Tomás, Helena; Shi, XiangyangWe report the use of arginine-glycine-aspartic (Arg-Gly-Asp, RGD) peptide-modified dendrimer-entrapped gold nanoparticles (Au DENPs) for highly efficient and specific gene delivery to stem cells. In this study, generation 5 poly(amidoamine) dendrimers modified with RGD via a poly(ethylene glycol) (PEG) spacer and with PEG monomethyl ether were used as templates to entrap gold nanoparticles (AuNPs). The native and the RGD-modified PEGylated dendrimers and the respective well characterized Au DENPs were used as vectors to transfect human mesenchymal stem cells (hMSCs) with plasmid DNA (pDNA) carrying both the enhanced green fluorescent protein and the luciferase (pEGFPLuc) reporter genes, as well as pDNA encoding the human bone morphogenetic protein-2 (hBMP-2) gene. We show that all vectors are capable of transfecting the hMSCs with both pDNAs. Gene transfection using pEGFPLuc was demonstrated by quantitative Luc activity assay and qualitative evaluation by fluorescence microscopy. For the transfection with hBMP-2, the gene delivery efficiency was evaluated by monitoring the hBMP-2 concentration and the level of osteogenic differentiation of the hMSCs via alkaline phosphatase activity, osteocalcin secretion, calcium deposition, and von Kossa staining assays. Our results reveal that the stem cell gene delivery efficiency is largely dependent on the composition and the surface functionality of the dendrimer-based vectors. The coexistence of RGD and AuNPs rendered the designed dendrimeric vector with specific stem cell binding ability likely via binding of integrin receptor on the cell surface and improved three-dimensional conformation of dendrimers, which is beneficial for highly efficient and specific stem cell gene delivery applications.
- Transição para o ensino superior: organização narrativa dos alunos madeirenses no 1º ano, deslocados e não deslocadosPublication . Sousa, Verónica Raquel Freitas; Soares, Maria Luísa Pereira; Chen, Mon-chuO confronto dos estudantes com as tarefas emergentes da transição para o Ensino Superior pode ser entendido como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento, ou então, como uma panóplia de exigências e desafios que suplantam a preparação psicológica e académica dos mesmos. É importante compreender como esta fase é encarada pelos estudantes, pois a adaptação às incessantes mudanças provenientes do ingresso no Ensino Superior é preponderante para o bem-estar dos alunos, para o seu sucesso académico e para a permanência dos mesmos no curso e na instituição de ensino que frequentam. Esta investigação privilegiou as narrativas como instrumento de análise, baseando-se no princípio da Psicologia Cognitiva Narrativa, que assume que a elaboração de uma narrativa é um indicador de bem-estar físico e psicológico, através da coerência e diversidade no discurso ou na escrita. Os objetivos que norteiam a investigação consistem em compreender a construção narrativa dos estudantes madeirenses e, através desta, averiguar o nível de bem-estar dos mesmos, e se existem diferenças na construção narrativa entre os alunos deslocados e não deslocados. Para tal, foi recolhida uma amostra composta por 20 alunos madeirenses, a frequentar o primeiro ano da licenciatura, pela primeira vez, com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos, organizando-se em duas subamostras de 10 participantes: alunos deslocados, que estudam em universidades fora da Ilha da Madeira, e alunos não deslocados, que estudam na Universidade da Madeira. Os resultados obtidos, embora não sejam representativos da população estudantil, devem ser lidos como tendências a explorar em estudos futuros; indicam que a construção narrativa da amostra é empobrecida em termos de conteúdo, estrutura e processo, o que, por sua vez, demonstra baixos níveis de bem estar dos participantes; e ainda que não existem diferenças significativas entre as pontuações obtidas pelos estudantes deslocados e pelos não deslocados.
- Examining the interplay between universal behavioural tendencies, online social networks and social capitalPublication . Venkatanathan, Jayant; Karapanos, Evangelos; Kostakos, VassilisInteraction with others is fundamental to well-being, as it serves to fulfil our basic needs. Thus humans have various behavioural tendencies, patterns of behaviour that serve as strategies to fulfil these needs. Given the increasingly crucial role of online social networks on our communication and interaction, it is important to study these factors in the online context. In this thesis we explore how universal behavioural tendencies, i.e. behavioural tendencies that have been observed across cultures, affect our online interaction and how these in turn affect social capital. Focusing on disclosure behaviour and social network structure as proxies for online interaction behaviour, this work consists of three main components developed over four studies. Firstly, we attempt to understand how the tendency to reciprocate affects individuals’ willingness to disclose information about themselves. Secondly, we study the interplay between individuals’ disclosure patterns and their positions in the network. Finally, we study how individuals, along with their differences in universal behavioural tendencies, accrue social capital from the structure of their immediate networks. Key findings include: (1) People tend to reciprocate the disclosure of personal information, both when the initial disclosure is directed towards them, and also when it is broadcast and directed to nobody in particular, (2) The centrality of individuals in a social network is related to how much information they disclose, and how much others disclose to them, and (3) Online social network structure is related to social capital, and network structure and empathy play an interconnected role in the creation of social capital. The empirical findings, discussions and methodologies presented in this work will be useful for HCI and social science researchers studying the fundamental aspects of humans’ use of social technologies.