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- Validação duma escala de avaliação das inteligências múltiplas: estudo preliminarPublication . Mendes, Cristina Nivalda Nunes; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasO tema da inteligência tem suscitado vasto debate entre os especialistas, os quais dividem as suas opiniões sobre a forma como esta funciona. Enquanto alguns acreditam que a inteligência possui um único fator, outros acreditam que esta é composta por uma multiplicidade destes. Defendendo este ponto, encontra-se o psicólogo americano Howard Gardner, o qual desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas. Tendo em conta esta teoria procurou-se adaptar um instrumento à nossa população para medir as inteligências da mesma. Assim, nesta investigação participaram 112 sujeitos, entre os 6 e os 12 anos, dos quais 61% são do sexo masculino e 39% são do sexo feminino. Os resultados obtidos indicam que a inteligência mais presente nos participantes é a inteligência visuo-espacial, com as raparigas e os rapazes a apresentaram como inteligência mais elevada a corporal-cinestésica. A diferença mais significativa entre géneros ocorre ao nível da inteligência linguístico-verbal. Estes resultados indicam que as crianças possuem inteligências mais práticas, o que difere do modelo tradicional de educação utilizado pela escola atual, o que poderá criar dificuldades a alguns alunos na aquisição de conhecimentos. Estes dados confirmam a existência de todas as inteligências propostas por Gardner, com variações de pessoa para pessoa, reforçando a importância e necessidade de valorizar as diferentes capacidades apresentadas pelos indivíduos.