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- Indisciplina, medidas disciplinares e rendimento académico: fenómenos (in)dependentes?Publication . Câmara, Ester do Carmo Marques; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesA indisciplina tem sido um tema muito estudado e de suma importância, principalmente, para o panorama português. Ainda, verifica-se que o insucesso escolar é uma temática de estudo em ascensão, sendo que a literatura apoia a ideia de que existe, efetivamente, uma relação entre a indisciplina e o rendimento académico. Contudo, a escassez de estudos referentes à relação existente entre as anteriores e as medidas disciplinares é um entrave ao encontro de estratégias potenciadoras do sucesso académico. Assim sendo, o principal objetivo foi verificar, exatamente, se existia uma relação entre a indisciplina, medidas disciplinares e rendimento académico e, a existir, que impacto representa para a realidade educativa da Região Autónoma da Madeira. A amostra deste estudo foi composta por 396 sujeitos, 71% do género masculino e 29% do género feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 17 anos, que integram o projeto de Capacitação de alunos da RAM, desenvolvido pela Secretaria Regional de Educação. Os resultados indicam que, na variável género, existem diferenças estatisticamente significativas, sendo que os rapazes são portadores de um maior índice de indisciplina do que as raparigas, assim como de insucesso escolar. No que concerne à variável classe etária, observaram-se níveis de indisciplina maiores nos alunos mais velhos. Por fim, os dados revelam que existem relações significativas entre as três variáveis principais do estudo, assim como o número de participações disciplinares e de faltas injustificadas são preditores significativos do insucesso escolar.