Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-31"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Pereira, Carlos Diogo da Silva Martins; Pombo, Dora Aguin; Rodrigues, Domingos Manuel MartinsA etapa que culmina a formação básica de um docente é o estágio pedagógico ou prática de ensino supervisionada. Durante este período, cada estudante é confrontado, in loco, com desafios que terá de superar ao longo da sua carreira como parte do corpo docente. Este é um momento único de partilha de conhecimentos e de técnicas entre professores experientes, entre colegas em igualdade de circunstâncias que se vêem confrontados com problemas semelhantes e, claro, com os próprios alunos, que serão os principais beneficiados do sucesso profissional do professor em formação. Neste momento de introspeção o próprio docente formando está mais centrado em si mesmo e, portanto, disponível para melhorar a sua atividade nos níveis científico, didático-pedagógico, relacional e mesmo pessoal. O documento que aqui se apresenta é uma compilação de vivências e de trabalhos realizados no ano letivo de 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A experiência decorreu em duas turmas de faixas etárias diferentes, com contextos familiares, escolares e formativos distintos, desenvolvidas na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ) e na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM). Ao longo dos meses em que decorreu esta Prática de Ensino Supervisionada, ou Estágio Pedagógico, pretendeu-se atuar em outras várias áreas inerentes à vida escolar, tais como a realização de Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades Complementares à Prática Letiva. Como o desenvolvimento da atividade de um docente está inerente ao próprio desenvolvimento profissional individual do docente, realizaram-se, de igual forma, Atividades Científico-Pedagógicas. Finalmente, cada atividade desenvolvida foi alvo de profunda reflexão a qual surge expressa no presente documento que, mais do que um instrumento de avaliação académica, pretende-se que seja, para quem o ler, um testemunho de apoio da atividade profissional dos docentes.