Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio de biologia e geologia realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Secundária Jaime Moniz

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoDiogoPereira.pdf3.35 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A etapa que culmina a formação básica de um docente é o estágio pedagógico ou prática de ensino supervisionada. Durante este período, cada estudante é confrontado, in loco, com desafios que terá de superar ao longo da sua carreira como parte do corpo docente. Este é um momento único de partilha de conhecimentos e de técnicas entre professores experientes, entre colegas em igualdade de circunstâncias que se vêem confrontados com problemas semelhantes e, claro, com os próprios alunos, que serão os principais beneficiados do sucesso profissional do professor em formação. Neste momento de introspeção o próprio docente formando está mais centrado em si mesmo e, portanto, disponível para melhorar a sua atividade nos níveis científico, didático-pedagógico, relacional e mesmo pessoal. O documento que aqui se apresenta é uma compilação de vivências e de trabalhos realizados no ano letivo de 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A experiência decorreu em duas turmas de faixas etárias diferentes, com contextos familiares, escolares e formativos distintos, desenvolvidas na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZ) e na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM). Ao longo dos meses em que decorreu esta Prática de Ensino Supervisionada, ou Estágio Pedagógico, pretendeu-se atuar em outras várias áreas inerentes à vida escolar, tais como a realização de Atividades de Integração no Meio Escolar, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar e Atividades Complementares à Prática Letiva. Como o desenvolvimento da atividade de um docente está inerente ao próprio desenvolvimento profissional individual do docente, realizaram-se, de igual forma, Atividades Científico-Pedagógicas. Finalmente, cada atividade desenvolvida foi alvo de profunda reflexão a qual surge expressa no presente documento que, mais do que um instrumento de avaliação académica, pretende-se que seja, para quem o ler, um testemunho de apoio da atividade profissional dos docentes.
The step that completes the basic training of a teacher is teaching practice or supervised teaching practice. During this period, each student is faced with challenges that he must have to deal throughout his future career. This is a unique opportunity to share knowledge and techniques from experienced teachers, among colleagues facing similar problems and of course with the students themselves, who are the main beneficiaries of the professional success teacher training. At this time of introspection future teachers are more self-centered and, therefore, available to improve their activity levels in scientific, educational and pedagogical, relational and even personal grounds. The document presented here is a compilation of experiences and works in the school year 2013/2014, under the Master in Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education. The experiment took place in two groups of young students of different ages, belonging to different family, school and training contexts, and were undertaken in the Primary and Secondary School Gonçalves Zarco and Secondary School Jaime Moniz, both in Funchal, Madeira. Over the months this Supervised Teaching Practice took place it was intended to act in several other areas involved in school life, such as integration activities in School, intervention activities in the school community and activities complementary to the normal lecture practices. As the development of the teacher’s activity is inherent to the development of individual teaching capabilities, we followed specific ScientificPedagogic activities. Finally, each activity was the subject of a deep reflection which is expressed in this document. More than an academic assessment tool this document is intended to be, for those who read it, a testimony to support the professional activity of other teachers.

Description

Keywords

Estágio pedagógico Ensino Biologia Geologia Ciências naturais Educação Teacher traineeship Learning Teaching Biology Geology Natural sciences Education Ensino da Biologia e da Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License