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- Prática pedagógica inovadora no âmbito do projeto vida e esportePublication . Bento, Cristiano Mendes de Sousa; Fino, Carlos Manuel Nogueira; Rocha, Selene Maria Penaforte SilveiraEsta pesquisa tem como eixo: Inovação Pedagógica sob a ótica do sócio-interacionismo de Vygotsky, buscando analisar as práticas pedagógicas do Projeto Vida e Esporte nas oficinas sócio-pedagógicas. Apresenta teorias de aprendizagem, nos aspectos teóricos e filosóficos das práticas pedagógicas; em seguida, analisa a formulação das Oficinas no Projeto Vida e Esporte,o desenvolvimento dos processos educativos e pedagógicos das Oficinas do Projeto Vida e Esporte, visando identificar práticas pedagógicas inovadoras que estimulem a socialização,a autoestima e a cidadania dos alunos. A pesquisa possui cunho etnográfico numa abordagem qualitativa, em que a análise dos dados se fundamenta na revisão de literatura, conceito de inovação pedagógica, abordagens teóricas construtivistas, sóciointeracionistas e construcionistas. Baseado nessas premissas o locus da pesquisa é a ONG Associação Estação da Luz, que disponibiliza o projeto Vida e Esporte como forma de atender crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social, residentes no município de Eusébio, no Estado do Ceará, contribuindo para o desenvolvimento sócio-esportivo e cultural. Os sujeitos pesquisados foram: a coordenadora pedagógica, o professor de educação física e a assistente social. As análises procedidas sobre os dados colhidos aconteceram através de observações das oficinas pedagógicas, por meio do uso de diário de campo, com entrevistas realizadas junto aos sujeitos da pesquisa e imagem de fotografia. Portanto, concebe-se que as oficinas sócio pedagógicas do projeto vida e esporte apresentam práticas pedagógicas inovadoras, em concordância com o referencial da sociedade atual e o momento social, o qual busca uma educação que estimule novas perspectivas diferentes do antigo e arcaico modelo fabril, que estimule novas idéias, maleabilidade, adaptação, competências para resolução de questões, para o entendimento dos novos tempos tecnológicos, para situar dados e, acima de tudo, motivação para o desenvolvimento completo do cidadão.
- Construção do conhecimento em língua portuguesa dos alunos da comunidade indígena Tapeba em Caucaia/CE: estudo de casoPublication . Rocha, José Moreira da; Fino, Carlos Manuel Nogueira; Veras, Neide F. MonteiroTrata-se de uma Dissertação de mestrado com sua gênese numa pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, cujo embasamento está focado na ―construção do conhecimento da Língua Portuguesa pelos alunos da comunidade indígena Tapeba; uma tribo que é constituída por aproximadamente 6.000 índios, distribuídos em 19 comunidades. O termo ―Tapeba‖ decorre de uma variação fonética da língua tipi-guarani, que quer dizer pedra chata ou pedra polida; - estudo de caso.‖- Esta pesquisa deverá ser submetida a avaliação, mediante apreciação pelo Conselho Científico do Centro de Ciências da Universidade da Madeira (UMa), para a conclusão do curso de Mestrado em Ciência da Educação, tendo como área de concentração do estudo a Inovação Pedagógica. A pesquisa tem sua estrutura fundamental arrimada num estudo que objetiva saber se existe Inovação Pedagógica na construção do conhecimento da Língua Portuguesa pelos alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º anos da Escola Indígena da Ponte, localizada às margens do rio Ceará, no Município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O trabalho dissertativo se efetivou mediante três momentos: i) fase exploratória com revisão de literatura; ii) trabalho de campo, abrangendo: o relato do diário de campo, observação participante e entrevistas não estruturadas; iii) análise e tratamento do material empírico e documental, os quais serão concretizados durante o processo dos atos investigativos, além da análise qualitativa dos achados da pesquisa.