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- Impacto do programa GPS no desenvolvimento de competências socio-emocionais nos indivíduos em situação de reclusão: o caso do estabelecimento prisional do FunchalPublication . Teixeira, Fátima Mariana Agrela; Franco, Maria da Glória Salazar D'Eça CostaA competência emocional baseia-se na manifestação da autoeficácia em que o sujeito crê ter capacidades fundamentais para alcançar um determinado resultado nas interações interpessoais em que envolvem emoções. Sendo o défice de competências emocionais, sociais e cognições fatores para a delinquência, é indispensável a existência de programas de intervenção que permitem treinar o sujeito de modo a dotá-lo de competências fundamentais para a sua vida, a nível social, emocional, e relacional. Assim, a presente investigação apresenta como principais objetivos compreender se o programa Gerar Percursos Sociais tem impacto no aumento ou na promoção do desenvolvimento das competências socio emocionais assim como perceber a importância que os tipos de personalidade poderão ou não possuir na competência socio emocional dos indivíduos. Foi adotada uma metodologia quantitativa de natureza quasi experimental, a uma amostra de 9 reclusos do Estabelecimento Prisional do Funchal, com idades compreendidas entre os 28 e 58 anos, (M = 36.44; D.P = 8,77). Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário sócio demográfico, da Multifactorial Emotional Intelligence Scale (MEIS), e do NEO-Five Factor Inventory (NEO-FFI), tendo sido analisados posteriormente através do Programa IBM SPSS (versão 23.0). Os dados obtidos revelam aspetos curiosos que sugerem um efeito favorável do programa em algumas competências emocionais dos reclusos. Conclui-se que a existência de programas de intervenção podem de facto dotar o indivíduo de competências fundamentais para a sua vida.