Browsing by Issue Date, starting with "2017-03-30"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolarPublication . Xavier, Filipe Duarte Fernandes; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesO papel dos pais/encarregados de educação e dos professores são cruciais para o desenvolvimento e o sucesso educativo dos alunos. Numa altura em que se observa a existência de níveis elevados de insucesso escolar, é importante compreender de que forma estes agentes educativos poderão contribuir para o (in)sucesso académico. O presente estudo pretende apurar de que modo a perceção que os pais/encarregados de educação e os diretores de turma têm acerca do comportamento dos alunos se relaciona com o rendimento escolar. O estudo conta com a participação de 396 alunos matriculados no 2º ciclo do Ensino Básico que integram o Projeto de Capacitação de Alunos da RAM. Globalmente, os resultados mostram que as perceções positivas dos pais/encarregados de educação e dos diretores de turma acerca do comportamento dos seus educandos estão associadas a um rendimento escolar mais elevado. Mais ainda, foi possível encontrar modelos preditivos tanto para o comportamento como para o rendimento académico, tendo a perceção dos encarregados de educação e dos diretores de turma como variáveis preditivas.