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- Alunos de mérito no ensino superior: traços, percursos e projetos condicionantes do desempenho académico e profissionalPublication . Manuel, Micaela Cristina Clemente; Antunes, Ana Maria PereiraOs alunos de mérito no ensino superior destacam-se pela capacidade de obter desempenhos ao nível da excelência e é esperado que tenham sucesso no futuro. No entanto nem sempre elevados desempenhos académicos predizem sucesso profissional, tal depende igualmente de aspetos motivacionais, cognitivos, de personalidade e contextuais. O objetivo fundamental é analisar os percursos de vida de um grupo de alunos de mérito no Ensino Superior de modo a perceber os fatores que levaram ao sucesso académico e que condições promoveram ou não o sucesso profissional aquando a entrada no mercado de trabalho. Trata-se de um estudo de caso coletivo, no qual aceitaram participar oito adultos premiados com bolsas de mérito numa universidade pública portuguesa, entre os anos letivos de 1999/2000 a 2012/2013. Recorreu-se a uma metodologia mista que combinou a análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com as respostas ao NEO-PI-R, Inventário de Personalidade NEO Revisto. Os resultados obtidos permitem detetar nos sujeitos a presença de fatores pessoais e contextuais comuns que estão associados ao mérito escolar e à excelência académica. São estes ao nível: da personalidade (e.g. abertura à experiência, conscienciosidade) da motivação (e.g vontade de aprender, paixão pela área, esforço e perseverança); da cognição (e.g autorregulação); e do contexto envolvente (e.g. descoberta de interesses, apoio de figuras significativas, oportunidades e conjuntura atual de emprego). Apesar de se reconhecerem nestes sujeitos variáveis psicológicas relacionadas positivamente com o êxito académico e profissional, estes não parecem apresentar realizações e desempenhos notoriamente superiores, do ponto de vista profissional, que os destaquem na sociedade, como poderia ser esperado nos alunos de mérito. Os resultados sugerem que a sua situação atual profissional parece, então, resultar da combinação complexa e dinâmica entre as suas caraterísticas pessoais, as influências contextuais a que foram sujeitos e as opções pessoais que ambicionam como projeto de vida.
- Alunos de mérito no ensino superior: estudo de caracterização numa universidade portuguesaPublication . Lourenço, Maria da Luz Vieira; Antunes, Ana Maria PereiraCom o desenvolvimento da Psicologia Positiva observou-se um maior interesse pelas características positivas dos indivíduos, assim como, pela influência das mesmas no sucesso profissional e realização pessoal dos sujeitos. No contexto académico, verifica-se um aumento da preocupação em descrever os alunos mais capazes e identificar os fatores e os processos que se encontram associados a essa capacidade de desempenho superior. Este estudo quantitativo tem como objetivo contribuir para a caraterização psicológica de um grupo de alunos do ensino superior, que apresenta resultados académicos elevados. A amostra é composta por 40 alunos (22 do sexo masculino e 18 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 21 e os 47 anos, de três áreas do conhecimento (Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e Sociais; Ciências Económicas e Tecnologias), de uma universidade pública portuguesa, que concluíram uma Licenciatura com uma classificação igual ou superior a 14 valores no ano letivo 2014/2015. A recolha dos dados foi efetuada através da aplicação das Matrizes Progressivas de Raven, do Inventário de Personalidade NEO PI-R e do Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Os resultados sugerem que este grupo de alunos apresenta, na generalidade, um potencial cognitivo acima da média nas Matrizes de Raven, elevados níveis de Conscienciosidade e Abertura à experiência no Inventário de Personalidade NEO PI-R, destacando-se também por níveis mais elevados nas escalas Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de aprendizagem, Persistência, Interação Social e Interesse Cultural do Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. A partir destes resultados e estabelecendo uma ligação com a literatura, discutimos os mesmos e refletimos sobre a pertinência de intervenção com estes alunos, identificamos limitações do estudo e apontamos linhas orientadoras para investigações futuras.