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- Desafios e perspectivas de inovação pedagógica nos processos de aprendizagem em educação ambiental no Colégio Hermógenes Filho, Campo Formoso, BahiaPublication . Carvalho, Suely Rita Maria de; Bento, António Maria Veloso; Machado, Paulo BatistaEstão no cerne da educação ambiental, Diretrizes que primam por práticas pedagógicas promotoras de ações individuais e coletivas que conduzam os aprendizes à construção de uma consciência ecológica no âmbito da ética planetária. Assim, estas ações devem gerar mudanças significativas de valores e atitudes por melhor qualidade de vida em práticas pedagógicas que considerem os contextos socioambientais dentro da complexidade, inerente a estas questões. Neste contexto o presente trabalho de investigação nos conduziu à identificação de elementos de inovação pedagógica em ações de educação ambiental, objeto do nosso estudo. Desta forma, refletir as intenções a que nos propusemos, nos conduziu a indicadores que apontaram nos dados da observação participante, entrevista semiestruturada e recolha fotográfica, aspectos significativos do nosso objeto de estudo, respondendo ao qual, identificamos os referidos elementos de inovação. Trabalho centrado na pesquisa qualitativa de cunho etnográfico apoiado por Lapassade (2005), Woods (1986), Spradley (1979) Bogdan e Biklen (1994). Assim, constatamos que na realização das ações continuadas de educação ambiental, os estudantes são motivados a interagir com seus colegas e comunidade, o que denota um direcionamento pedagógico voltado para colaboração mutua com iniciativas que se voltaram para aspectos do contexto local. Estas práticas geraram uma série de novas aprendizagens com “um par mais apto” que culminaram em mudanças significativas de valores e atitudes evidenciadas em ações concretas dentro da comunidade e escola, o que responde ao nosso objetivo de estudo, qual seja identificar a existência de elementos de inovação pedagógica nas práticas de educação ambiental no Colégio Antônio Hermógenes Filho, situado em Lagoa do Porco, Campo Formoso - Bahia
- Inovação pedagógica nas práticas de formação de professoresPublication . Carmo, Marilândia Ferreira Colaço do; Mendonça, Alice Maria Justa Ferreira; Lustosa, Francisca GenyEste estudo teve como finalidade compreender as práticas pedagógicas do curso de formação continuada para professores alfabetizadores à luz da inovação pedagógica. O objeto de estudo foi a prática pedagógica de professores alfabetizadores de uma escola pública da Pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental. Observaram-se as implicações e perspectivas desse curso na construção de saberes necessários ao professor para atender as novas mudanças sociais e culturais. Essa pesquisa foi enquadrada num estudo de caso, com um universo investigativo de cinco professores, um coordenador pedagógico e uma formadora do curso de formação do Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC no município de Fortaleza. A partir de fontes bibliográficas organizamos um quadro teórico dividido em quatro temáticas agrupadas nas discussões sobre inovação pedagógica (FINO, 2008, 2010; FULLAN, 2009; CHRISTENSEN, 2009; PAPERT, 2008; FERNANDES, 2000); aprendizagem colaborativa e interação social (CORREIA, 2010; FULLAN, 2009; GIORDAN, 1998; VIGOTSTY, 2007; JOSSO, 2010; FINO, 2001; WOODS, 1999); formação docente (SHÖN, 2000, 1991; SOUSA, 2007; JOSSO, 2010; IMBERNÓN, 2010); práticas pedagógicas (GIMENO SACRISTÁN, 2007, 1999; NÓVOA, 2002). Utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada, os inquéritos por questionário e o diário de campo, como forma de captar as nuances presentes na pesquisa. Em alguns momentos foi preciso efetuar a coleta de dados por meio da história de vida de alguns professores sem, no entanto, aprofundar a questão, somente como forma de compreender as respostas dadas por estes na entrevista semiestruturada. Concluímos que as práticas pedagógicas do curso em questão se constituem como um processo dialógico onde professor e aluno são orientados a refletirem sobre o que estava sendo aprendido. Percebeu-se, ainda, que os professores alfabetizadores compreendem a importância de conhecer os seus alunos. Para os professores alfabetizadores a sua prática pedagógica sofreu ressignificação, principalmente, com as trocas de experiências, o reconhecimento de que não é detentor de todos os saberes e a confiança adquirida nas práticas pedagógicas vivenciadas e refletidas nas formações e na prática de sala de aula.