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- Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE da Achada, EB1/PE da Assomada e EB1/PE da LadeiraPublication . Ferreira, Soraia João Sousa; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasO relatório de estágio ilustra o percurso pedagógico realizado na Escola Básica com PréEscolar (EB1/PE) da Achada, na EB1/PE da Assomada e por fim na EB1/PE da Ladeira. No que concerne à primeira escola, a prática realizada ocorreu em contexto de Educação PréEscolar (EPE), com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos no período de outubro a dezembro de 2015. As restantes práticas, quer a da Escola da Assomada, como a da Ladeira, foram realizadas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB). Esta primeira prática foi desenvolvida entre abril e junho de 2016 com uma turma de 1.º ano, com idades entre os seis e os sete anos. A última prática enunciada foi desenvolvida num 4.º ano, com as idades da turma a variarem entre os nove e os onze anos, no período de outubro a dezembro 2016. A metodologia de investigação-ação foi empregada nos dois primeiros estágios: EPE e 1.ºano do 1.ºCEB, visto que surge como uma metodologia que permite alcançar a qualidade do ensino. Assim, realizaram-se projetos de investigação em que se pretendia identificar uma problemática, investigar e implementar estratégias capazes de solucionar os problemas detetados. Na EPE, as crianças aprendem através das brincadeiras, e no caso deste grupo detetou-se pouca exploração dos espaços para criar novas aprendizagens. Assim sendo, chegou-se à questão problema: De que forma as crianças da Sala Arco-íris poderão explorar os espaços interiores e exteriores da sala, de modo a que as suas aprendizagens sejam significativas? Relativamente ao 1.º ano, notou-se que os alunos apresentavam dificuldades em estar concentrados e motivados, levantando-se, assim, a seguinte questão: De que forma as crianças do 1.º ano da Escola da Assomada podem desenvolver a motivação e a concentração através de atividades lúdicas? No último estágio esta metodologia não foi empregue, dado que este se centrou em questões do ponto de vista didático.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pestana , Sónia Noémi Sousa; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasO presente relatório de estágio espelha o culminar destes dois anos de mestrado e das práticas pedagógicas realizadas na mesma época, nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, tem como principal objetivo a obtenção do grau de mestre no curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, este relatório apresenta um enquadramento teórico e metodológico que dá suporte à contextualização realizada sobre as intervenções pedagógicas efetuadas respetivamente na EB1/PE da Ladeira, na Pré 3 e na EB1/PE de Santa Cruz, nas turmas do 1.º B e do 3.º C. As duas primeiras práticas pedagógicas tiveram como base a metodologia de Investigação-Ação, dais quais resultaram as seguintes questões de investigação: “Como possibilitar às crianças da Pré 3 um desenvolvimento progressivo da sua expressão oral?” e “Como possibilitar aos alunos do 1.º B uma melhoria progressiva do seu comportamento em sala de aula?”, para as quais se procurou dar resposta ao longo do tempo pedagógico. Por sua vez, o último estágio realizado, precisamente na turma do 3.º C, teve como foco as estratégicas didáticas e pedagógicas fundamentais no desenvolvimento de aprendizagens, nomeadamente a nível do Português, da Matemática e do Estudo do Meio. Deste modo, ao longo das intervenções pedagógicas assumiu-se uma atitude reflexiva e investigadora, tomando o aluno e a criança como centros do processo educativo. Em suma, é possível afirmar que todo este percurso permitiu a aquisição de competências basilares quer a nível profissional, quer a nível pessoal.
- Determinação de compostos bioativos em frutas e vegetais consumidos na Região Autónoma da MadeiraPublication . Aguiar, Joselin Maria Vieira de; Câmara, José de SousaOs compostos bioativos são metabolitos secundários que ocorrem em pequenas quantidades nas plantas. Para além de atuarem como sistema de defesa, estes compostos também contribuem para o bem-estar humano, devido à sua eficiente ação antioxidante, anticancerígena, antimicrobiana, entre outros. Neste trabalho, foram analisadas a composição bioativa e a atividade antioxidante de 11 amostras vegetais, tipicamente, consumidas na RAM, nomeadamente a beterraba, cebola roxa e amarela, cenoura laranja e branca, agrião, brócolos, espinafres, alho, tomate e tomate inglês. Através dos extratos metanólicos obtidos destas matrizes, quantificou-se o teor total dos compostos fenólicos, de flavonoides, de antocianinas, de betalaínas e de carotenoides. A capacidade antioxidante foi, igualmente testada através dos métodos DPPH, ABTS e FRAP, tendose verificado maior atividade nas amostras de cebola roxa, tomate inglês e beterraba. Utilizando a metodologia de extração QuEChERS seguida de análise por cromatografia líquida de ultra-eficiência (UHPLC), foi possível identificar e quantificar alguns polifenóis da polpa destas matrizes, onde a catequina e os ácidos gentísico e ferúlico foram os polifenóis mais abundantes. Adicionalmente, efetuou-se o estudo da composição volátil destas amostras, com recurso à microextração em fase sólida (HS-SPME) seguida de análise por cromatografia em fase gasosa acoplada à espetrometria de massa (GC-MS). Foram identificados 320 compostos voláteis pertencentes a diferentes famílias químicas. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que os compostos terpénicos são predominantes na beterraba (61%), na cenoura laranja (58%) e na cenoura branca (61%), enquanto que os compostos organossulfurados foram encontrados quase exclusivamente nas amostras de cebola, alho e agrião. Os álcoois e aldeídos são os grupos de compostos voláteis predominantes nos brócolos e nos espinafres, enquanto que os frutos da família Solanaceae, são caraterizados por ésteres, no caso do tomate inglês, e aldeídos no caso do tomate.