Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-06"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção psicológica nas dificuldades de aprendizagem: estudo de revisão de literatura e identificação de contributos para a prática em contexto escolarPublication . Rebelo, Cremilda João Garcia; Carvalho, Renato Gil GomesA importância da intervenção psicológica no contexto escolar motiva-nos para um estudo que identifique estratégias eficazes com vista a apoiar e ajudar os alunos com Dificuldades de Aprendizagem (DA), nomeadamente através dos psicólogos escolares. Este estudo apresenta uma investigação do estado da arte da pesquisa sobre as dificuldades de aprendizagem, avaliação e intervenção no contexto escolar. O estudo teve como objetivos a clarificação do conceito DA e a identificação de estratégias de avaliação e intervenção psicológica em contexto escolar baseadas na evidência. Para tal, foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura, em que se constituiu uma amostra de estudos no âmbito da definição, avaliação e intervenção nas DA. Pretendeu-se, numa primeira fase, identificar e analisar os conceitos e métodos indicados por associações científicas e profissionais relevantes e autores. Na segunda fase, a da pesquisa, incidiu-se sobre os estudos de avaliação psicológica e intervenção que evidenciavam eficácia na intervenção com base nos resultados e conclusões. O corpus sobre o qual incidiu a nossa amostra é composto de estudos empíricos e revisões de literatura entre 1990 e 2015. Foram encontradas e categorizadas 41 obras, analisadas com o objetivo de responder às nossas questões de investigação. Os resultados relevaram vertentes que compreendem as DA das seguintes formas: como problema essencialmente psicológico; como um problema cognitivo, psicossocial e socioeconómico; como uma questão política da instituição-professores e ausência de currículos adaptados; como uma questão fundamentalmente familiar. Na avaliação psicológica, incide-se sobre os domínios: autoperceção; adaptação; discrepâncias do insucesso; autoeficácia; autoconceito; comportamentos; desempenho escolar (leitura, escrita e cálculo); memória; habilidades metalinguísticas; psicomotricidade; comparação entre os três diagnósticos mais frequentes dificuldades de aprendizagem, dificuldades especificas e Transtorno de Atenção e Hiperatividade. As intervenções, do tipo preventivo e remediativo, incidem maioritariamente, nas estratégias de aprendizagem, sobre autoconceito e autorregulação, nas implicações da compreensão da morfologia e alfabetização e implicações da compreensão morfologica, terapia da fala e alfabetização.
- Pen and touch interactions on graphical operationsPublication . Chubatyy, Roman; Cabral, Diogo Nuno Crespo RibeiroPen and touch input on horizontal tablet devices imitate operations on paper performed with two hands, one of them holding a pen. In the physical world, a pen held on dominant hand might be used for writing and drawing on paper, while the non-preferred hand manipulates paper to support pen gestures. Modern tablets have evolved the way, so it is possible to use pen and touch simultaneously, allowing to create new tools using such combination. Graphical tablets support multiple finger inputs, but every of them is limited to its X and Y position, while the pen also allows to measure its tilt and orientation angles relatively to tablet, and its analog pressure. Past research showed that it is possible to use hand’s thumb on the side of screen to change the actions of the pen. With pen, users are able not only to draw around the screen, but also move and copy items around, zoom them in and out, set up some of their characteristics like size and value, between others. While drawing using a pen, fingers can make various transformations for richer experience on drawing tools. In this work, the openFrameworks toolkit was used and combined with other APIs that receive and process Wacom Cintiq 13HD tablet’s pen and touch data, to create a high-fidelity user interface prototype that supports graphical operations performed with pen and fingers, separated and simultaneously. Besides of single input tasks that allow to create and transform graphical operations, there were introduced new bimanual tasks that are designed to be more natural than those with keyboard and mouse. The evaluation results show that pen and touch interactions were faster for drawing a line but slower for selecting a color, when compared with mouse interactions.