Browsing by Issue Date, starting with "2018-01-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula - uma inovação pedagógica?Publication . Pereira, Benedito José; Brazão, José Paulo; Silva, Everson Melquíades AraújoEssa pesquisa teve como objetivo compreender como ocorria o diálogo entre o Teatro (Escritura Dramática) e as outras áreas do conhecimento escolar no Colégio Municipal Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), dentro de um projeto denominado Gincana literária. Para desenvolver a investigação, adotamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico durante todo o processo. A coleta de dados foi realizada, tendo como base a observação participante, cujos registros foram realizados no diário de bordo, no período de março a setembro de 2014. Dentro dos registros selecionamos 65 episódios e, a partir da análise categorial desses episódios, foi possível identificar diversos processos interdisciplinares, denominados (1) disciplinaridade, (2) multidisciplinaridade, (3) disciplinaridade cruzada, (4) pluridisciplinaridade, (5) interdisciplinaridade e (6) transdisciplinaridade, tendo como referência as interlocuções estabelecidas entre as disciplinas escolares e as diversas áreas de conhecimento envolvidas nesses processos. A análise de conteúdo nos revelou, entre outros aspectos, que essa prática pedagógica é inovadora, na medida em que rompe com o ensino tradicional, dissipando fronteiras e derrubando os muros escolares, em busca de uma formação que constrói trilhas, rotas e caminhos singulares na área da educação, colocando os educandos como protagonistas de uma práxis, onde a aprendizagem é o objetivo principal de uma metodologia menos conteúdista, centrada na ação interdisciplinar, inserindo naturalmente o Teatro na educação de jovens brasileiros.
- A formação de professores de matemática na resolução de problemasPublication . Santana, Maria de Jesus dos Santos; Fernandes, Elsa Maria dos Santos; Santos, Maria Cristina Elyote MarquesO presente estudo é resultado da investigação realizada a partir das atividades desenvolvidas por um grupo de três professores da Educação Básica de Chã de Alegria- PE que participaram de uma formação continuada realizada na GRE Mata centro em Vitória de Santo Antão. Tem como problema central analisar em que aspecto as atividades desenvolvidas nessas formações, com foco em resoluções de problemas podem impactar no fazer pedagógico. Com base nos respaldo e dos relatos dos professores, nas transcrições de filmagens e nas observações, foi possível investigar como a formação continuada de professores pode auxiliar os docentes na abordagem de resoluções de problemas matemáticos visando à melhoria das práticas pedagógicas. O referencial teórico segue pressuposto que abordam a formação continuada de professores de matemática, a resoluções de problemas matemáticos e a supervisão pedagógica. A metodologia utilizada para realizar o estudo foi de cunho qualitativo com foco etnográfico. A coleta de dados foi realizada através das observações, recolhas de fotografias, filmagens, relatos dos professores e diário de campo. Os resultados que sugiram através da pesquisa realizada foram obtidos a partir da metodologia de análise de conteúdo, ressaltada por Macedo que foram instituídas em cinco categorias: Análise dos conhecimentos teóricos e práticos articulados aos saberes docentes; A relevância da formação continuada na prática letiva dos professores; Principais dificuldades demonstradas pelos docentes ao ensinarem problemas matemáticos. A importância de se ensinar matemática por meios de resolução de problemas. As descrições das categorias foram realizadas de acordo com as concepções de autores como Lima, Pimenta, Nóvoa, Dante e outros. O supervisor pedagógico auxilia os docentes no desenvolvimento dessas atividades, deixando-a mais próximas da realidade e proporcionando momentos de contentamento, sintonia e reflexão. Finalmente foi possível averiguar que os estudos teóricos e os problemas propostos na formação continuada contemplaram as expectativas iniciais dos docentes, contribuído para a produção de novos conhecimentos sobre resoluções de problemas matemáticos auxiliando os mesmos na melhoria de suas práticas pedagógicas.
- Dendrimers in combination with natural products and analogues as anti-cancer agentsPublication . Mignani, Serge; Rodrigues, João; Tomás, Helena; Zablocka, Maria; Shi, Xiangyang; Caminade, Anne-marie; Majoral, Jean-PierreFor the first time, an overview of dendrimers in combination with natural products and analogues as anti-cancer agents is presented. This reflects the development of drug delivery systems, such as dendrimers, to tackle cancers. The most significant advantages of using dendrimers in nanomedicine are their high biocompatibility, good water solubility, and their entry - with or without encapsulated, complexed or conjugated drugs - through an endocytosis process. This strategy has accelerated over the years in order to develop nanosystems as nanocarriers, to decrease the intrinsic toxicity of anti-cancer agents, to decrease the drug side effects, to increase the efficacy of the treatment, and consequently to improve patient compliance.
- Programa integração AABB comunidade: um estudo sobre contextos de aprendizagem à luz da inovação pedagógicaPublication . Marfuz, Marília Nunes dos Santos; Bento, Antonio Maria Veloso; Santos, Josefina Maria Castro dosA presente dissertação de mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica, tem como objetivo compreender se existe inovação pedagógica nos contextos de aprendizagem criados pelo Programa Integração AABB Comunidade. Pretende-se, também, perceber se as práticas pedagógicas produzidas neste projeto educativo são construtivistas e se nos contextos de aprendizagem desenvolvidos os educandos são considerados os construtores do próprio conhecimento. Para conduzir tal investigação, o processo de pesquisa tem como metodologia a investigação qualitativa, com base na etnografia e na observação participante e possui, como itens norteadores, as seguintes questões da pesquisa: Existe inovação pedagógica nos contextos de aprendizagem criados pelo Programa Integração AABB Comunidade? Como se desenvolvem os contextos de aprendizagem neste Programa? Quais as especificidades do Programa Integração AABB Comunidade? A fim de responder tais questões, foi escolhido para estudo o Programa Integração AABB Comunidade, que consiste numa proposta socioeducativa que integra família, escola e comunidade. Tem como público alvo crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos, estudantes da Rede Pública e pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social. O trabalho desenvolvido engloba temas como educação ambiental, saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. Este programa acontece em Associações Atléticas do Banco do Brasil (AABB) em várias partes do país, mas para este estudo, escolheu-se como locus a cidade de Coaraci, um município com 20.000 habitantes, localizado no extremo sul da Bahia, Brasil. Sendo assim, ao longo desta dissertação de mestrado será retratada a cultura e o modus vivendi do grupo estudado. Em suma, a partir dos aspectos observados, descritos e analisados por toda a extensão desta dissertação, poder-se-á considerar ou não o Programa Integração AABB Comunidade como um indicador de que é possível acontecerem mudanças significativas em algumas esferas educativas.