Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programa integração AABB comunidade: um estudo sobre contextos de aprendizagem à luz da inovação pedagógica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoMaríliaMarfuz.pdf2.14 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação de mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica, tem como objetivo compreender se existe inovação pedagógica nos contextos de aprendizagem criados pelo Programa Integração AABB Comunidade. Pretende-se, também, perceber se as práticas pedagógicas produzidas neste projeto educativo são construtivistas e se nos contextos de aprendizagem desenvolvidos os educandos são considerados os construtores do próprio conhecimento. Para conduzir tal investigação, o processo de pesquisa tem como metodologia a investigação qualitativa, com base na etnografia e na observação participante e possui, como itens norteadores, as seguintes questões da pesquisa: Existe inovação pedagógica nos contextos de aprendizagem criados pelo Programa Integração AABB Comunidade? Como se desenvolvem os contextos de aprendizagem neste Programa? Quais as especificidades do Programa Integração AABB Comunidade? A fim de responder tais questões, foi escolhido para estudo o Programa Integração AABB Comunidade, que consiste numa proposta socioeducativa que integra família, escola e comunidade. Tem como público alvo crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos, estudantes da Rede Pública e pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social. O trabalho desenvolvido engloba temas como educação ambiental, saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania. Este programa acontece em Associações Atléticas do Banco do Brasil (AABB) em várias partes do país, mas para este estudo, escolheu-se como locus a cidade de Coaraci, um município com 20.000 habitantes, localizado no extremo sul da Bahia, Brasil. Sendo assim, ao longo desta dissertação de mestrado será retratada a cultura e o modus vivendi do grupo estudado. Em suma, a partir dos aspectos observados, descritos e analisados por toda a extensão desta dissertação, poder-se-á considerar ou não o Programa Integração AABB Comunidade como um indicador de que é possível acontecerem mudanças significativas em algumas esferas educativas.
This master’s thesis in Educational Sciences - Pedagogical Innovation, aims to understand whether there is pedagogical innovation in learning contexts by the Program Integration AABB Community. The aim is also to infer if the pedagogical practices produced in this educational project are constructivist and if in the learning environment developed the students are considered the constructors of their own knowledge. To conduct this investigation, the research process uses the qualitative research methodology, based on ethnography and participant observation and has as guiding items the following research questions: Is there pedagogic innovation in learning contexts by the Program Integration AABB Community? How are developed the learning contexts in this program? What are the peculiarities of the Program Integration AABB Community? In order to answer these questions, the Integration Program AABB Community, which is a socio-educational proposal that includes family, school and community was chosen to be studied. Its target audience is children and adolescents aged 6 to 18, students from the Public Network and belonging to socially vulnerable families. The work encompasses themes such as environmental education, health and hygiene, sports and artistic languages, enabling the construction of knowledge and access to citizenship. This program takes place in Athletic Associations of Banco do Brazil (AABB) in various parts of the country, but for this study, the locus of Coaraci city was chosen, a municipality with 20,000 inhabitants, located in the extreme south of Bahia, Brazil. Thus, along this master thesis the culture and the modus vivendi of the study group will be portrayed. In short, from the described, analyzed and observed aspects through the length of this paper, the Community Integration Program AABB may be considered or not as an indicator that significant changes in some educational spheres can happen.

Description

Keywords

Educação Inovação pedagógica Contextos de aprendizagem Etnografia Education Educational innovation Contexts of learning Ethnography Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License