Browsing by Issue Date, starting with "2018-01-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização e avaliação dos percursos pedestres da RAM: estágio curricular no IFCN IP-RAMPublication . Freitas, Sara Raquel Andrade de; Sé, Ana Silva; Correia, Aida Maria Correia de Nóbrega PupoEste é o relatório do estágio curricular no âmbito do mestrado de Ecoturismo da Universidade da Madeira que pretende compreender os percursos pedestres da Madeira através de uma recolha de informação in loco, obtendo informação atualizada, com o intuito de valorizar estes espaços no âmbito do pedestrianismo. Utilizando instrumentos como o GPS, o registo fotográfico e a anotação dos elementos observados obtiveram-se informações sobre os pontos de interesse turísticos e infraestruturas presentes que, juntamente como uma pesquisa abrangente, permitiu a avaliação crítica dos percursos pedestres. Para além disso, foi elaborado um protótipo de um guia turístico. Com o trabalho concluiu-se que os percursos pedestres são um elemento positivo para o turismo de natureza sendo a principal forma da prática da modalidade de pedestrianismo, permitindo o acesso a espaços naturais que de outra forma seriam inacessíveis. Numa análise crítica dos percursos pedestres é possível afirmar que embora sigam alguns valores do ecoturismo é ainda necessário trabalhar alguns critérios, principalmente no que diz respeito à aprendizagem ativa nos percursos pedestres.
- Innovation study: "Economic contribution of the whale-watching industry for the Madeira Archipelago"Publication . Krasovskaya, Svetlana; Kaufmann, Manfred Josef; Alves, Filipe Marco AndradeThe beauty of Madeira does not finish with just wonderful landscapes and mountains, tropical gardens, old villages and famed wines. Water that surrounds the island is filled with so much beauty too. In the Archipelago of Madeira, we can observe around 35% of the worldwide species of marine mammals. Whale-watching in Madeira is a quite recent but fast-growing activity. The commercial activity of whale-watching began on the south coast of Madeira in the beginning of 2000s. Nowadays there are more than 12 companies dedicated to this business. Most of them are located in the main island of Madeira but there is also one in Porto Santo doing whale-watching during the touristic season. I had a great opportunity to make my master degree project in cooperation with “Ventura| Nature emotion” company. It is a nature tourism company based in Madeira Island, Portugal with a clear ambition – organizing birdwatching tours, whale and dolphin watching tours and outdoor activities around Madeira Island, Desertas islands and Selvagens islands on a classic sailing boat. During my 9-month internship, I worked in the sea and on the land. The internship program has offered me a great opportunity to grow and develop. Working in “Ventura| Nature emotion” as an intern was not only an honor and privilege but a lifelong experience that will forever shape my professional life. I have studied detailed information of marine life of the Madeira Archipelago, learnt the operation system of an ecotourism company business and obtained financial data about whale-watching activity which I used for my final innovation study. Moreover, the background of my first degree in finances was an advantage to develop the proposed study. The main goal of this innovation study is to calculate the economic contribution of the whale-watching industry to the Madeira archipelago in 2015, and to show all financial benefits that each individual species and each individual animal brings to the community. The total direct income from the 12 main companies which conduct whale-watching activity in Madeira Archipelago in 2015 amounted €4 186 364.For this innovation study, we used a few qualitative methods: document analysis, client interviews, active observations and sighting data analysis. By combining data from the active participation of marine- life observation and numbers from whale-watching operators, it was possible to estimate the direct economic contribution of whale-watching. By client interviews, we identified target audience for this kind of activity and key ideas of promotion strategy for whale-watching. This can help to promote Madeira Island as a worldwide whalewatching destination. Finally, directions of future work in a field of whale watching activity in the Madeira Archipelago were determined. This innovation study includes abstract, 5 chapters, conclusion, bibliography and annex.
- A perceção dos alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a sua vinculação aos pais, pares e professor e o ajustamento escolarPublication . Andrade, Márcia Raquel Abreu; Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça CostaA vinculação e um bom ajustamento escolar, são dois preditores que irão permitir à criança obter um desenvolvimento psicoemocional estável e consequentemente um bom sucesso escolar. Este estudo, tem como objetivo verificar se, relações estáveis no contexto escolar são um facilitador de um ajustamento escolar, mesmo perante algumas adversidades que poderão existir no percurso educativo dos alunos. Recorreu-se a uma amostra de 106 participantes, alunos de 3º e 4º anos de duas escolas privados do Funchal, Região Autónoma da Madeira. É um estudo de caráter exploratório onde foram aplicados quatro questionários - questionário sociodemografico, escala de vinculação a Pais, Pares e Professores (PIML), teste sociométrico e o questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ-Por). Os resultados obtidos, indicam, que os alunos que apresentam uma vinculação segura com os pais, têm tendência a ter uma vinculação mais forte com os Pares e Professores e através desta relação com os pares e professores, percecionam menos dificuldades. Os alunos, independentemente do seu rendimento escolar, parecem estar vinculados aos pares e professores, e têm maiores valores na capacidade de relatar as experiências negativas em relação aos colegas. Os resultados, permitem acima de tudo, aferir que a vinculação com Pares e Professores é uma característica importante em contexto escolar, pois permite aos alunos desenvolverem um conjunto de competências e um melhor ajustamento e adaptação ao contexto escolar. Neste sentido, é fulcral promover-se a existência de vinculação entre os alunos e professores, de modo a produzir um bom ajustamento escolar, e consequentemente o sucesso educativo do aluno.