Browsing by Issue Date, starting with "2018-03-02"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Gouveia, Sílvia Maria Pestana; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Simões, Joana Catarina MarquesO seguinte documento surge no seguimento do processo de estágio pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, durante o ano letivo de 2016/ 2017 a uma turma de 12º ano. Neste Relatório procurámos apresentar, analisar e refletir sobre todas as atividades, problemáticas e experiências vividas durante o estágio pedagógico, expressando assim as aprendizagens e transformações, resultantes de todo o processo, que no fundo, envolveu ações como: a prática letiva, as atividades de intervenção na comunidade escolar, as atividades de integarção no meio e as atividades de natureza científico-pedagógicas. Atendendo a esta multiplicidade de ações, o presente documento foi o resultado da convergência e articulação entre as mesmas, o que acabou por conferir ao estágio, um caráter integral e ecleticista, no que se refere à formação do professor estagiário. Neste sentido, estas atividades apresentaram-se como verdadeiros desfios que, usualmente, se encarregam de elevar os futuros professores de Educação Física, aos limites das suas capacidades. Sendo este o culminar de um processo complexo de ensino-aprendizagem, já que assumiu-se como um reflexo do nosso amadurecimento profissional e pessoal, possibilitou-nos também a passagem por um conjunto de vivências, que nos permitiram, enquanto professores estagiários, intervir e transformar indivíduos. Fruto das experiências transversais deste processo, destacámos a aquisição e melhoria das seguintes capacidades: a tomada de decisão, a aplicação e análise de estratégias, bem como, o domínio de metodologias e instrumentos de trabalho. Que no fundo, contribuiram para as aprendizagens reciprocas verificadas entre nós e os alunos. Em suma, o estágio pedagógico e a experiência docente do professor estagiário, refletiu-se como sendo um conjunto de transformações que decorreram da forma de intervir e de pensar na prática. Enquadrandose num processo complexo, repleto de tomadas de decisões e de interpretações de contextos, que surgiram de acordo com o tipo de Homem que se pretendeu formar e com o conjunto de princípios que nos definiram enquanto docentes.