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- Estudo sobre a escolha estatística de modelos extremais na metodologia POTPublication . Gomes, António Miguel Nunes; Reis, Délia Canha GouveiaA necessidade de estudar e compreender os eventos extremos que surgem nas mais diversas áreas do nosso quotidiano levou ao aparecimento de diferentes metodologias de estudo de tais acontecimentos. Uma dessas metodologias é a denominada metodologia POT, na qual são analisados os valores que excedem um determinado nível elevado. Neste contexto, um dos problemas de grande importância na prática é a escolha da distribuição a utilizar na modelação desses valores extremos. O principal objetivo desta dissertação é a elaboração de uma coletânea de métodos estatísticos existentes na literatura cientí ca relativa ao problema da escolha entre a distribuição exponencial e a distribuição generalizada de Pareto não exponencial. A realização de uma breve análise da metodologia POT é também um dos objetivos deste estudo, assim como a exempli cação, com recurso ao software estatístico R, dos procedimentos necessários para a realização dos métodos estatísticos analisados. Nesta dissertação é realizada uma breve introdução à Teoria dos Valores Extremos, com principal incidência nas metodologias de Gumbel e POT. A metodologia POT é estudada com mais pormenor, sendo dada a merecida importância à estimação dos parâmetros das distribuições exponencial e generalizada de Pareto não exponencial. A par da estimação de parâmetros, a estimação de quantis extremais é também abordada dada a sua relevância na gestão do risco. De forma a ser realizada uma escolha entre as distribuições exponencial e generalizada de Pareto não exponencial são sugeridos alguns métodos estatísticos que assentam em testes de hipóteses, em intervalos de con ança e em métodos grá cos. De modo a exempli car a aplicação destes métodos estatísticos, assim como dos conceitos estudados, é realizada uma ilustração prática na qual é utilizada uma base de dados da área das Finanças.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Gonçalves, Manuela Isabel Pita; Brazão, José Paulo GomesO presente relatório foi elaborado para a obtenção do grau de mestre no “Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Este relatório explana as três intervenções pedagógicas realizadas no âmbito deste mestrado: uma delas foi realizada na Educação Pré-Escolar, com crianças entre os quatro e os cinco anos, e as outras duas ocorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), com uma turma de 1.º e com uma turma de 4.º ano. O principal objetivo deste relatório é, portanto, apresentar estas três práticas pedagógicas, de forma reflexiva e fundamentada, de modo a espelhar as competências e os conhecimentos adquiridos. Deste relatório constam dois projetos de investigação-ação, que resultam da aplicação desta metodologia em contexto prático. Na valência da Educação Pré-Escolar, o projeto desenvolvido visava trabalhar e desenvolver com as crianças a competência do saber escutar. Nesse sentido, procurou-se responder à seguinte questão: “Como desenvolver nas crianças da Sala Verde competências de comunicação entre elas e com o educador?”. O projeto realizado no 1.º CEB tinha como objetivo promover a concentração e os comportamentos assertivos nos alunos de uma turma de 1.º ano, tendo-se procurado responder à seguinte questão: “Como organizar o trabalho pedagógico de modo a promover a concentração e os comportamentos assertivos na sala de aula?”. Na última prática, com alunos de 4.º ano, não foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, mas houve a preocupação didática de realizar atividades pedagógicas motivadoras e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, que promovessem o uso de materiais didáticos diversificados e das várias formas de organização do processo de ensino-aprendizagem. No final deste relatório surgem algumas conclusões, em jeito de reflexão, que advêm das três práticas pedagógicas supracitadas. Estas abordam o processo de crescimento e de desenvolvimento da identidade profissional docente, a influência das competências reflexivas e investigativas, bem como da metodologia de investigação-ação nesse processo.