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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Nóbrega, Filipa José Teixeira; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaA elaboração do presente relatório tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pela Universidade da Madeira. O seu conteúdo pauta-se por um relato sustentado de um conjunto de experiências vivenciadas ao longo das práticas pedagógicas desenvolvidas, tanto na vertente da Educação Pré-Escolar, como na vertente do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A primeira prática pedagógica desenvolveu-se na vertente da Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, e teve lugar na Escola do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda, tendo-se baseado na metodologia de investigação-ação. Do mesmo modo, a segunda prática pedagógica baseou-se nessa mesma metodologia, porém desenvolveu-se na vertente do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 3.º ano da Escola Básica do 1.º 2.º e 3.º Ciclos Bartolomeu Perestrelo. Por fim, a terceira prática pedagógica teve lugar no Colégio Salesianos-Funchal, numa turma de 1.º ano. Ao contrário das práticas anteriores, esta teve um maior enfoque nas questões didáticas, não tendo sido desenvolvida em torno da mesma qualquer projeto de investigação-ação. Assim, ao longo do corpo deste relatório encontra-se um processo de autoanálise crítica e reflexiva, suportada por um conjunto de pressupostos teóricos que fundamentam toda a ação desenvolvida. Para tal, apresenta-se, inicialmente, um corpo teórico que incide em diversas questões fundamentais à análise do exercício da docência e termina-se com a explanação reflexiva e fundamentada de toda a ação educativa desenvolvida. Através das práticas desenvolvidas é possível compreender que não existem prescrições universais para a ação educativa docente. Os docentes são os criadores das suas próprias práticas. Assim, se as suas ações forem fundamentadas e baseadas num ciclo reflexivo, avaliativo e reformativo, estarão certamente a percorrer um caminho em direção a horizontes educativos de qualidade.