Browsing by Issue Date, starting with "2018-05-15"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio da intervenção pedagógica na EB1/PE do Tanque - Santo António e no Infantário O CarrocelPublication . Serrão, Fátima Raquel Castro; Brazão, José Paulo GomesEste relatório revela o final do percurso académico e visa espelhar o meu estágio que adotou uma metodologia de investigação-ação baseada na problemática: como promover o trabalho cooperativo em sala de aula? A ação pedagógica foi realizada em duas vertentes, 1.º Ciclo do Ensino Básico, na EB1/PE Tanque, Santo António e Educação Pré-Escolar, no Infantário - O Carrocel. Esta estabelece uma dinâmica em torno das principais atividades desenvolvidas e reporta um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos. Estes contribuíram para a construção de aprendizagens significativas que dão suporte a uma pedagogia participativa, construcionista e democrática. O relatório é composto por duas partes: Parte I – Enquadramento teórico, dividido em 5 capítulos e Parte II – Intervenção Educativa da Pratica Pedagógica dividida em dois capítulos, valência 1.º Ciclo do Ensino Básico e valência na Educação Pré-Escolar. A praxis pedagógica descreve, reflete e avalia a ação em torno da utilização de estratégias baseadas no trabalho cooperativo. Como resposta ao problema encontramos a estratégia da pedagogia participativa com a utilização do programa Scratch no 1.º Ciclo do Ensino Básico que fortaleceu igualmente os objetivos de aprendizagem, a criatividade e a imaginação dos alunos. Na Educação Pré-Escolar a atividade lúdica revelou-se determinante para a resolução da problemática em contexto de sala.