Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-02"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A aprendizagem de gênero literário, leitura e interpretação de texto de estudantes do ensino médio de Itiúba através de computadores e redes sociais: um estudo de casoPublication . Menezes, Djair Guedes; Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha; Araújo, Miguel Almir Lima deEste trabalho observou a prática da escrita por alunos do turno matutino do Colégio Estadual Ary Silva, em Itiúba, Bahia. Tinha como objetivo verificar a possibilidade de mudança de gênero literário com a produção e postagem de texto virtual. Para isso pretendeu analisar se havia inovação na aprendizagem de gênero literário, leitura e interpretação de texto por estudantes do Ensino Médio de Itiúba através de computadores e redes sociais. O trabalho constituiuse de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso etnográfico, através da observação participante de conversas informais e de entrevistas semi-diretivas com os alunos, sua condição social, seu espaço geográfico e cotidiano, além do olhar ponderador de professores quanto ao uso de tecnologias e redes sociais. O estudo verificou quais as condições para produção de texto de acordo com as tecnologias mais utilizadas pelos estudantes e também analisou o conteúdo da escrita e de suas postagens em blogs, sites e outras redes sociais. Foi importante perceber que boa parte dos alunos trabalhava de forma mediadora e autônoma enquanto construía e compartilhava os textos sem qualquer preocupação ou desejo de apenas cumprir interesses do currículo escolar. Tal prática estava alicerçada aos ideais pedagógicos de aprendizagem não-diretiva, autônoma e mediadora que permeiam as teorias pedagógicas interacionistas. Os resultados finais revelaram que os textos produzidos pelos alunos adolescentes em redes sociais eram produções múltiplas que em geral não tinham compromisso com os modelos tradicionais. Identificou-se nos acessos da postagem virtual um gênero de escrita diversificado, que ainda se desenvolve numa fase de transição, bem próximo das caraterísticas do sujeito pós-industrial do século XXI.
- A construção do conhecimento matemático com o uso das TICPublication . Maciel, Carlos Renêe Martins; Correia, Fernando Luís de Sousa; Alves, Francisco Régis VieiraEm tempos modernos, onde a sociedade vive em torno de tecnologias digitais de comunicação e informação, a escola se insere completamente neste contexto. Porém, muitas das unidades escolares atuais têm se preocupado muito com o ensino em detrimento da aprendizagem dos alunos. Nesta linha, este trabalho desenvolve uma discussão consistente, baseado em autores de referência, nacionais e internacionais, sobre a aprendizagem com o uso das TIC, em particular para a construção do conhecimento matemático, bem como a realização de uma pesquisa empírica e análise dos resultados da mesma, para percepção, a partir de uma abordagem etnográfica da realidade vivenciada no campo de pesquisa a fim de encontrarmos práticas pedagógicas que mostrem a valorização da aprendizagem de Matemática, ou seja, onde haja indícios de mudanças qualitativas do paradigma atual para um novo paradigma que mostre Inovação Pedagógica em sua essência. Esta pesquisa foi desenvolvida com a colaboração e participação direta, através de observação participante do pesquisador, da professora de Matemática e dos alunos da 3ª série do ensino médio da EEFM Antônio Dias Macedo.