Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Setim, Catarina José Perdigão; Correia, Fernando Luís de SousaEntenda-se o presente relatório como um compêndio do conhecimento profissional prático concebido ao longo de um percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Segmentado em três partes distintas que se complementam mutuamente, este relatório ostenta um enquadramento dos diferentes contextos educativos experienciados, procurando partilhar, descrever, questionar e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas. Integradas em extensões de observação e intervenção, estas realizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, na Sala das Borboletas e com a turma 2.ºA, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com a turma 3.ºA. Sendo evidente que a ação educativa se edifica em torno de uma intencionalidade didática e pedagógica, estas práticas sustentam-se em pressupostos teóricos que foram paulatinamente alvo de aprofundamento em contexto prático e que são aqui criticamente apresentados. Ainda, defende-se uma atitude emancipatória por parte do docente, enquanto investigador, ao patentear uma conceção metodológica da investigação-ação que se desenvolveu na prática educativa, tanto na valência Pré-Escolar, orientada pela questão “Como assegurar a contínua articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Sala das Borboletas?”, como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, considerando a questão-problema “Como poderão os alunos da turma 3.º A motivar-se na construção da sua aprendizagem?”. Assim, este relatório culmina numa particular análise da ação educativa que resulta de uma multiplicidade de estratégias que foram sendo desenvolvidas em conformidade com a revisão literária, os objetivos definidos para cada prática pedagógica e as caraterísticas, interesses e necessidades de cada criança.
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Vasconcelos, Mónica José Macedo; Camacho, Maria José de JesusO presente relatório representa o culminar da minha formação inicial docente e descreve as experiências vivenciadas nos estágios pedagógicos realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, serão relatadas e analisadas as intervenções pedagógicas realizadas na vertente de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório apresenta um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos que sustentaram as práticas pedagógicas realizadas na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Achada, na Sala dos Super Amigos, com crianças na faixa etária entre os três e os seis anos, na Escola Básica do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos com Pré-Escolar Bartolomeu Perestrelo, com a turma 3.º B e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, com a turma 1.º C. As duas práticas pedagógicas iniciais tiveram como metodologia basilar a Investigação-Ação, no âmbito da qual emergiram as questões de investigação: De que forma a diferenciação pedagógica pode beneficiar a aprendizagem das crianças da Sala dos Super Amigos?, no caso da valência de Pré-Escolar, e De que modo se pode promover e incrementar a escrita criativa dos alunos da turma 3.º B?, no caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, toda a ação educativa teve como enfoque o estudo e a busca de resposta para as problemáticas identificadas, com vista a beneficiar o processo de ensino-aprendizagem das crianças. O terceiro estágio, realizado na turma 1.º C, teve como base as questões didáticas e pedagógicas inerentes ao bom desenvolvimento da aprendizagem das crianças. Ao longo das práticas pedagógicas, a reflexão e a investigação assumiram um papel preponderante, procurando-se encarar a criança como o sujeito ativo e central da sua aprendizagem e o docente como agente dinamizador de uma ação educativa assertiva, abrangente e percursora de desenvolvimento.
- DNA/Dendrimer-based films: a novel material with potential biomedical applicationsPublication . Castro, Rita Maria de; Tomás, Helena Maria Pires Gaspar; Pêgo, Ana Paula Gomes MoreiraNesta tese de doutoramento, foram desenvolvidos novos materiais híbridos, sob a forma de filmes finos, essencialmente baseados em interações eletrostáticas estabelecidas entre moléculas de ácido desoxirribonucleico (ADN) e dendrímeros de poli(amidoamina) (PAMAM). Os dendrímeros PAMAM são moléculas à escala nanométrica que apresentam multi-valência e um baixo índice de polidispersão. Esta classe de moléculas tem sido muito estudada para a entrega de genes e fármacos em células, para além de muitas outras aplicações na área biomédica. Isto apenas é possível devido às suas propriedades físicas, químicas e estruturais, que permitem a interação eletrostática com ácidos nucleicos e conjugação à superfície e/ou encapsulamento de fármacos no seu interior. Neste trabalho, foi tirado proveito da capacidade destas moléculas interagirem com o ADN para obter novos materiais com aplicações biomédicas promissoras.