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- Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Mendes, Jesuína Sofia de Sousa; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente relatório é composto por um conjunto de considerações alusivas à praxis, fundamentadas em pressupostos teóricos aprofundados no decorrer da minha formação académica. Além disso, o mesmo acarreta um cariz reflexivo, na medida em que aprecio a intervenção pedagógica realizada com um grupo da Pré-Escolar e com duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira. Na profissão docente torna-se necessário assumir uma postura reflexiva, em que a formação contínua e a melhoria da ação pedagógica são práticas constantes, visto que na educação há que gerir e adequar as aprendizagens, de acordo com as necessidades e os interesses das crianças/alunos. Neste sentido, o docente assume, também, o papel de investigador, pois através da observação participante o mesmo é capaz de identificar, no seu contexto educativo, problemáticas suscetíveis de serem solucionadas, através da investigação-ação. Como tal, na valência da Educação Pré-Escolar, através da observação e do contacto direto com o grupo, percebi que as crianças não respeitavam alguns princípios ambientais. Assim sendo, com o objetivo de sensibilizá-las para a valorização ambiental, desenvolvi um projeto de investigação-ação no qual apelei à valorização e preservação do meio ambiente. Para tal, recorri ao trabalho cooperativo, visitas de estudo, jogos e apresentações. No término desta investigação verifiquei uma melhoria nas atitudes ambientais das crianças, sendo que estas ficaram mais sensibilizadas para as mesmas. No âmbito do 1.º Ciclo, procurei incentivar a motivação dos alunos através do trabalho cooperativo, do reforço positivo, das visitas de estudo e de atividades lúdicas. Desta forma, evidenciei algumas melhorias ao nível do interesse, da participação e do empenho dos alunos. Relativamente à terceira prática pedagógica, apresento duas sequências didáticas interdisciplinares, implementadas numa turma do 1.º ano, nas quais articulei conteúdos de várias disciplinas na introdução e aplicação das aprendizagens.