Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-28"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE da AchadaPublication . Coelho, Jéssica Rubina Nóbrega; Camacho, Maria José JesusO presente relatório visa dar a conhecer as Práticas Pedagógicas desenvolvidas, tanto na valência do Pré-Escolar (sala Azul - DonaOlga de Brito), como no 1.º Ciclo do Ensino Básico (4.º ano e 1.º ano – EB1/PE da Achada). Nesse sentido, ao longo do mesmo irá ser enfatizado parte do trabalho realizado através de uma descrição e reflexão dos acontecimentos. Para além deste aspeto, este trabalho tem como como intuito a aquisição do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A anteceder os relatos da prática, este relatório contém um suporte teórico, que enfatiza as especificidades associadas à profissão de educador/professor. Contudo, mais do que destacar e caracterizar conceitos, é pretendido relevar um conjunto de pressupostos teóricos inerentes às várias intervenções pedagógicas que fundamentam as opções metodológicas, bem como ideologias, que sustentaram toda a ação descrita. Ao longo das várias Práticas Pedagógicas foi também fundamental debruçar o meu olhar sobre aspetos específicos das várias turmas, salientando alguns possíveis problemas que merecessem especial atenção, surgindo desta forma três questões de Investigação-Ação (uma por grupo), que pretenderam guiar a minha ação. Destaque-se que essas questões estavam relacionadas com a partilha entre as crianças (no caso do Pré-Escolar), e ainda com a utilização de materiais didáticos na sala de aula, promovendo a atenção dos alunos, bem como aprendizagens significativas (1.º Ciclo) através de atividades lúdicas. Em suma, estas e outras preocupações, como por exemplo a promoção de atividades cooperativas e de metodologias ativas, direcionaram a minha ação visando, assim, o bom funcionamento das atividades e pressupondo, desta forma, aquisição de conhecimentos. Para além disso, com a tomada de consciência da importância de uma constante reflexão e investigação, todo o trabalho desenvolvido pretendeu criar aprendizagens significativas, para uma formação integral de cada um dos alunos.