Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Pestana, João Marcelo Ferreira; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalO presente relatório de Estágio Pedagógico (EP), descreve, fundamenta e reflete as opções didático-metodológicas tomadas no âmbito da docência numa turma do 3º Ciclo, na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro (ano letivo 2017-2018). A prática letiva foi desenvolvida numa turma de 9º ano, composta por 23 alunos, onde foram lecionados os conteúdos previstos pelo Programa Nacional de Educação Física. Considera-se que a prática letiva foi uma atividade central no processo de estágio, pela complexidade e multiplicidade de desafios que colocou, e pelo facto de todas as outras atividades de estágio serem construídas em torno da fundamentação da intervenção pedagógica. As atividades de intervenção na comunidade escolar surgiram da colaboração na organização e apoio às atividades idealizadas pelo grupo de Educação Física da Escola, e na dinamização de uma atividade de Orientação. As atividades de integração no meio (caraterização de turma e atividade de extensão curricular) tiveram como objetivos, o fornecimento de dados sobre os alunos ao conselho de turma e a união de todos os intervenientes (alunos, professores e encarregados de educação) em torno do projeto educativo da turma. Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógicas, incidiram sobre o estudo e validação do impacto de modelos de ensino alternativos, como foi o caso do Modelo de Educação Desportiva e o Modelo de Competência. Consideramos o EP uma etapa marcante na nossa carreira de docente, que agora se inicia. Em primeiro lugar pela oportunidade de compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos na etapa de formação anterior. Em segundo lugar, pela oportunidade que nos deu de aprofundar e integrar conhecimentos, lidando com questões complexas e desenvolvendo as soluções mais adequadas. Finalmente, pelo desenvolvimento de várias capacidades pessoais, entre elas a comunicação.
- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Baptista, João Tomás Quintal; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalEste relatório teve por objetivos descrever, fundamentar e refletir o Estágio Pedagógico que ocorreu no ano letivo 2017/2018 na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro. Neste documento são discutidas as opções metodológicas e didáticas que foram aplicadas nas 4 grandes atividades definidas nas linhas programáticas das atividades e avaliação. A prática letiva, ocorreu numa turma do 3º Ciclo. Nesta turma, composta por 21 alunos, procurámos ao longo de um ano letivo ensinar as atividades físicas e desportivas previstas no Programa Nacional de Educação Física. Uma das nossas preocupações foi cumprir de forma cíclica as fases de planeamento, realização e controlo das atividades de ensino. É de destacar que ao longo da prática letiva aplicámos modelos de ensino alternativos como foi o caso do Modelo de Competência nos Jogos Desportivos Coletivos de Invasão (MCJDCI), e o Modelo de Educação Desportiva. A prática letiva englobou ainda a construção e aplicação de um instrumento de observação às aulas. No que respeita às atividades de intervenção na comunidade escolar, colaborámos na organização das atividades desenvolvidas pelo grupo de Educação Física da Escola, assim como, dinamizámos uma atividade de Orientação. As atividades de integração no meio compreenderam a caraterização da turma e a atividade de extensão curricular. A caraterização de turma permitiu disponibilizar informação sobre os alunos ao conselho de turma, enquanto a atividade de extensão curricular se centrou nas atividades decorrentes do MCJDCI, trazendo pais, alunos e docentes à reflexão sobre a questão: Será possível conciliar os estudos com a prática desportiva? Finalmente, as atividades de natureza científico-pedagógica, centraram-se nos resultados alcançados na investigação realizada no âmbito dos modelos de ensino na prática letiva. O Estágio Pedagógico, caracterizado por uma fase complexa e desafiante, possibilitou-nos uma grande evolução na capacidade de comunicar, refletir, investigar e aplicar conhecimentos e competências específicas.
- As práticas pedagógicas no contexto do ProJovem urbano em Escola Municipal de Petrolina - PEPublication . Souza, Maria Goretti de Araújo; Fraga, Nuno Miguel da Silva; Silva, Aida Maria MonteiroEste trabalho buscou identificar se as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto do ProJovem Urbano - PJU apresentam inovação pedagógica, considerando práticas inovadoras como as que oportunizam aos aprendizes um ambiente social de aprendizagem colaborativa, tendo a interação como princípio de construção do conhecimento compartilhado, onde se garante a autonomia dos sujeitos para aprender. O PJU na sua estrutura é um programa de correção de fluxo curricular em que o jovem de 18 a 29 anos tem a oportunidade de cursar o Ensino Fundamental em apenas 18 meses. Em sua matriz curricular o programa PJU é formado em três dimensões: Formação Básica, Qualificação Profissional e Participação Cidadã, explorando eixos que unem os tópicos Juventude, Cultura, Cidade, Trabalho, Comunicação, Tecnologia e Cidadania. O estudo foi realizado numa Escola Municipal de periferia da cidade de Petrolina – PE - Brasil, nos anos de 2015 e 2016. Os principais autores utilizados para apoio da tessitura teórico-metodológica do estudo são: Fino, Sousa, Papert, Freire, Vygotsky, Apple, Giroux, Tomaz Tadeu da Silva, Moreira e Silva, Corazza, Rodrigues, Kuhn, Morin, Toffler, André, Macedo, Bardin, Flick, Ludke e André. A pesquisa é qualitativa e a abordagem metodológica um estudo de caso de natureza etnográfica. Os instrumentos, as técnicas e procedimentos que constituíram a base dos dados essenciais para a análise do objeto foram: observação participante, análise documental e entrevistas com os sujeitos da pesquisa. Entre as principais conclusões a que chegamos, a mais segura foi identificar elementos de inovação pedagógica tanto na maioria das práticas pedagógicas quanto na proposta de orientação curricular.