Browsing by Issue Date, starting with "2019-01-29"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Rodrigues, Marçal; Lopes, Helder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO presente documento pretende abordar o processo de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Jaime Moniz, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, durante o ano letivo de 2016/2017, e tem como objetivo partilhar um conjunto de experiências e refletir criticamente os conhecimentos e as competências adquiridas num contexto real de aprendizagem. Neste sentido, mais do que descrever as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico, pretende-se, essencialmente, refletir sobre um processo que necessitou de muitas horas de investigação, assim como apresentar as competências adquiridas ao longo deste período de formação, através da organização de múltiplas atividades no seio escolar. Neste processo, a prática letiva teve um peso considerável, devido ao investimento realizado pelo professor estagiário, na gestão do processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, não querendo desvalorizar a importância das restantes atividades, consideramos que a prática letiva é, provavelmente, a parte mais importante do estágio pedagógico, nomeadamente porque permitiu ao professor estagiário aprender a fazer e construir o seu conhecimento pedagógico, a partir de uma intervenção em contexto real. Existiu um conjunto de atividades que levaram o professor estagiário a agir a vários níveis na comunidade educativa, nomeadamente na intervenção nas turmas, na aula ou fora dela, e no âmbito das dinâmicas da escola, quer ao nível da partilha de informações quer na interação com os professores do mesmo grupo disciplinar, mais especificamente na concretização das ações de natureza científico-pedagógica individual e coletiva. Em suma, consideramos que toda a mescla de sentimentos evidenciados ao longo do estágio estão bem expressos neste documento, revelando-se, de certa forma, uma narração dos acontecimentos, das propostas levadas a cabo, bem como dos momentos de reflexão que permitiram o desenvolvimento e implementação das melhores estratégias a utilizar.