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- Airborne Alternaria and Cladosporium fungal spores in Europe: Forecasting possibilities and relationships with meteorological parametersPublication . Grinn-Gofroń, Agnieszka; Nowosad, Jakub; Bosiacka, Beata; Camacho, Irene; Pashley, Catherine; Belmonte, Jordina; De Linares, Concepción; Ianovici, Nicoleta; Manzano, Jose María Maya; Sadyś, Magdalena; Skjøth, Carsten; Rodinkova, Victoria; Tormo-Molina, Rafael; Vokou, Despoina; Fernández-Rodríguez, Santiago; Damialis, AthanasiosAirborne fungal spores are prevalent components of bioaerosols with a large impact on ecology, economy and health. Their major socioeconomic effects could be reduced by accurate and timely prediction of airborne spore concentrations. The main aim of this study was to create and evaluate models of Alternaria and Cladosporium spore concentrations based on data on a continental scale. Additional goals included assessment of the level of generalization of the models spatially and description of the main meteorological factors influencing fungal spore concentrations. Aerobiological monitoring was carried out at 18 sites in six countries across Europe over 3 to 21 years depending on site. Quantile random forest modelling was used to predict spore concentrations. Generalization of the Alternaria and Cladosporium models was tested using (i) one model for all the sites, (ii) models for groups of sites, and (iii) models for individual sites. The study revealed the possibility of reliable prediction of fungal spore levels using gridded meteorological data. The classification models also showed the capacity for providing larger scale predictions of fungal spore concentrations. Regression models were distinctly less accurate than classification models due to several factors, including measurement errors and distinct day-to-day changes of concentrations. Temperature and vapour pressure proved to be the most important variables in the regression and classification models of Alternaria and Cladosporium spore concentrations. Accurate and operational daily-scale predictive models of bioaerosol abundances contribute to the assessment and evaluation of relevant exposure and consequently more timely and efficient management of phytopathogenic and of human allergic diseases.
- O samba de roda da Ilha do Massangano e os seus processos pedagógicosPublication . Silva, Marciano Carvalho da; Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha; Martins, Josemar da SilvaPartindo do pressuposto que a educação não se faz efetivamente nas salas de aulas vou até a Ilha do Massangano vivenciar juntamente com os ilhéus todos os processos de ensino e aprendizagem do Samba de Véio buscando elementos que nos possibilite o encontro, ou não, de inovação pedagógica dentro desta educação informal que são as rodas de samba. Com um olhar participativo do Samba de Véio, o qual a pesquisa etnográfica nos permite, busquei dentro e fora da Ilha os possíveis dispositivos pedagógicos que pudessem responder alguns questionamentos, entre eles como os ilhéus criam as letras e melodias do samba assim como eles aprendem a sambar. Se o ato de dançar, tirar os batuques e produzir as rimas e versos, sem que haja o papel do professor, porta alguma inovação pedagógica. Qual a importância social das rodas de samba para a formação do indivíduo em seu contexto social e a questão macro que direcionou todo o estudo que é: Há algo de inovador dentro dos processos pedagógicos do samba? Para isso estive hospedado na Ilha e etnograficamente participei de todos os processos que envolve o samba , dentro e fora da Ilha, com observações, registro fotográfico e diário de campo, e entrevistas semiestruturadas e não estruturadas; métodos quais me levaram a constatar que de fato há uma gama de aprendizados em todo o processo mas que como em todo movimento cultural esta aprendizagem se faz pela observação e repetição, uma metodologia que nada diverge do tradicionalismo, ou seja há processos pedagógicos mas não há inovação. E mesmo não havendo inovação pedagógica, aprender a sambar nos moldes do Samba de Véio, é garantir ao ilhéu a perpetuação da sua identidade, mas para além disso é uma forma de gritar a sua existência como povo, como cidadão, como gente.
- Relatório de estágio da intervenção pedagógica no Infantário Dona Olga de Brito e na EB1/PE do CaniçoPublication . Sousa, Luísa Isabel Gouveia de; Camacho, Maria José de JesusO presente relatório de mestrado tem como objetivo primordial a partilha da reflexão acerca das práticas pedagógicas ocorridas em contexto de Educação Pré-Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As mesmas desenvolveram-se em dois espaços distintos: na Escola DonaOlga de Brito, onde se realizou o estágio na Sala Amarela; e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Caniço, onde decorreram os estágios com as turmas C e A do 1.º e 4.º ano, respetivamente. Neste sentido, parte do trabalho contém a descrição e reflexão de estratégias e atividades desenvolvidas nas práticas pedagógicas. Este relatório pretende igualmente enquadrar toda a prática desenvolvida com um conjunto de pressupostos teóricos e metodológicos. Os mesmos devem constituir-se aspetos basilares no desenvolvimento profissional de educadores de infância e professores. Importa referir ainda que à profissão docente estão associadas atitudes imprescindíveis de reflexão e investigação que permitem adequar o processo pedagógico às caraterísticas e necessidades dos grupos. Assim sendo, o relatório faz referência à metodologia de investigação-ação, essencial no decorrer das práticas pedagógicas I e II. Através da observação e contacto com os educandos, foram delineados projetos para a atuação em problemas relacionados com os conflitos entre pares, na Prática Pedagógica I. Já na Prática Pedagógica II a questão de investigação está relacionada com os jogos enquanto recurso ao desenvolvimento de aprendizagens. O atual relatório afigura-se como o produto e o resultado das práticas pedagógicas desenvolvidas, revelando-se um instrumento de todo o processo de reflexão, investigação e aprendizagem.
- Aptidão física e síndrome metabólica: um estudo em alunos do ensino noturno da educação de jovens e adultosPublication . Oliveira, Alderlane Campos de; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Faber, Myrian AbecassisAs transformações ocorridas nos padrões socioeconômicos e também culturais alteraram de forma significativa o estilo de vida da população atual. Os objetivos do presente estudo foram: (1) Estimar a prevalência da síndrome metabólica em alunos do ensino noturno da Educação de Jovens e Adultos, Manaus, Amazonas, Brasil, e (2) Investigar a contribuição da idade, do género e das dimensões da aptidão física (resistência/força muscular e a aptidão motora e aeróbia), na explicação da variância do somatório dos fatores de risco para síndrome metabólica (FRSM). Trata-se de estudo com um delineamento transversal, que inclui 241 alunos adultos, 84 homens e 157 mulheres (30,2 10,1 anos de idade). Entre homens e mulheres que foram avaliados, 9,5% apresentaram circunferência abdominal acima dos critérios estabelecidos, 22% apresentaram valores elevados em relação às triglicérides, 48,8% HDL baixo, 49% no que tange a pressão arterial e 19,2% com glicose elevada. A prevalência total de síndrome metabólica foi de 16,7%. O modelo de regressão testado explicou 18,3% da variância total do FRSM. A aptidão motora e a resistência e força muscular são preditores significativos a considerar para prevenção do FRSM, independentemente, da idade, género e aptidão aeróbia. As aulas de Educação Física devem contemplar uma componente de educação para a saúde, com o objetivo de diminuir o FRSM e promover estilos de vida mais saudáveis.