Browsing by Issue Date, starting with "2019-02-28"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco: relatório de estágio de mestradoPublication . Vieira, Alexandro José Gonçalves; Rodrigues, Ana José AguiarO presente Relatório surge como parte integrante do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco no ano letivo 2017/2018. Com este documento, pretende-se descrever, analisar e refletir construtivamente as experiências tidas em contexto de Estágio Pedagógico no exercício da função de professores estagiários de Educação Física. Durante a prática profissional docente, existe a necessidade de planear, operacionalizar e gerir atividades que envolvam a comunidade escolar, o que permite ao professor estagiário conhecer e consciencializar-se da complexidade inerente ao exercício da docência. Assim sendo, durante o Estágio Pedagógico foram desenvolvidas um conjunto de atividades, nomeadamente: (i) a Prática Letiva; (ii) as Ações CientíficoPedagógicas; (iii) as Ações de Intervenção na Comunidade Escolar e, (iv) as Ações de Integração no Meio Escolar. As experiências no âmbito do Estágio Pedagógico possibilitaram ao professor estagiário: (i) o domínio minucioso dos conhecimentos científicos e técnicos no âmbito do ensino da Educação Física; (ii) o conhecimento detalhado dos programas da disciplina e a sua adequação à realidade contextual educativa específica; (iii) a dinamização do debate e da reflexão sobre problemáticas associadas ao processo de ensino-aprendizagem, e (iv) o desenvolvimento progressivo de competências profissionais ética, moral e deontologicamente adequadas às exigências do contexto educativo (autonomia, iniciativa, pesquisa, investigação, análise e reflexão, cooperação, relacionamento interpessoal, comunicação oral e escrita). Mais do que promover evoluções no professor estagiário, o Estágio Pedagógico possibilitou a formação de alunos minimamente preparados para se adaptaram às exigências de um quotidiano sucessivamente em transformação.