Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-25"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Fábia Diana Ferreira da; Correia, Fernando Luís de SousaO presente relatório encerra em si o principal objetivo de refletir acerca da experiência vivenciada nas diversas práticas pedagógicas, num contexto de formação em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As práticas pedagógicas realizadas nas valências acima mencionadas foram concretizadas no Centro Infantil/ Escola Dona Maria Eugénia de Canavial, nomeadamente na sala das Formiguinhas, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Achada nas turmas do 2.º e 3.º ano respetivamente. Almejando executar uma prática pedagógica centrada nas necessidades e características dos grupos em questão, sustentei a minha intervenção em alguns pressupostos teóricos e metodológicos que foram a base de toda a ação. A realização deste estudo foi essencial para a promoção de aprendizagens significativas e para o incremento de um processo de aprendizagem centrado no aluno. Saliente-se a importância das práticas pedagógicas, uma vez que foi a partir das mesmas que este estudo inicial pôde ser transportado para a uma situação de operacionalização. Assim, a revisão literária previamente elaborada representou um alicerce para a qualidade da prática pedagógica e permitiu aprofundar os pressupostos metodológicos e didáticos inerentes a toda a ação educativa. De ressaltar que o espírito crítico e reflexivo esteve presente ao longo de todo o processo interventivo, afigurando-se crucial na identificação de problemáticas e lacunas a combater ou pelo menos amenizar, através da implementação de dois Projetos de Investigação-Ação. A Prática Pedagógica I operacionalizou-se em torno da seguinte questão de investigação: Como desenvolver as relações interpessoais e de pares no grupo de crianças da sala das Formiguinhas? Já no âmbito da Prática Pedagógica II a questão central foi: “Como poderão os alunos da turma do 2.º B desenvolver mecanismos de atenção/concentração?” Esta dinâmica possibilitou um aperfeiçoamento da práxis, envolvida num constante processo de reflexão e questionamento.