Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoFábiaSilva.pdf3.02 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório encerra em si o principal objetivo de refletir acerca da experiência vivenciada nas diversas práticas pedagógicas, num contexto de formação em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As práticas pedagógicas realizadas nas valências acima mencionadas foram concretizadas no Centro Infantil/ Escola Dona Maria Eugénia de Canavial, nomeadamente na sala das Formiguinhas, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com PréEscolar da Achada nas turmas do 2.º e 3.º ano respetivamente. Almejando executar uma prática pedagógica centrada nas necessidades e características dos grupos em questão, sustentei a minha intervenção em alguns pressupostos teóricos e metodológicos que foram a base de toda a ação. A realização deste estudo foi essencial para a promoção de aprendizagens significativas e para o incremento de um processo de aprendizagem centrado no aluno. Saliente-se a importância das práticas pedagógicas, uma vez que foi a partir das mesmas que este estudo inicial pôde ser transportado para a uma situação de operacionalização. Assim, a revisão literária previamente elaborada representou um alicerce para a qualidade da prática pedagógica e permitiu aprofundar os pressupostos metodológicos e didáticos inerentes a toda a ação educativa. De ressaltar que o espírito crítico e reflexivo esteve presente ao longo de todo o processo interventivo, afigurando-se crucial na identificação de problemáticas e lacunas a combater ou pelo menos amenizar, através da implementação de dois Projetos de Investigação-Ação. A Prática Pedagógica I operacionalizou-se em torno da seguinte questão de investigação: Como desenvolver as relações interpessoais e de pares no grupo de crianças da sala das Formiguinhas? Já no âmbito da Prática Pedagógica II a questão central foi: “Como poderão os alunos da turma do 2.º B desenvolver mecanismos de atenção/concentração?” Esta dinâmica possibilitou um aperfeiçoamento da práxis, envolvida num constante processo de reflexão e questionamento.
This report has as its main objective to reflect on the experience of the different pedagogical practices, in a context of pre-school education and the first cycle of basic education. The pedagogical practices carried out in the aforementioned valences were carried out at the Centro Infantil/ Escola Dona Maria Eugénia de Canavial, with the Formiguinhas Class, and in Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, with the 2nd and 3rd grades. Desiring to concretize a pedagogical practice centered on the needs and characteristics of the groups in question, I supported my intervention in some theoretical and methodological assumptions that were the basis of all the action. The realization of this study was essential for the promotion of meaningful learning and for the increase of a learner-centered learning process. Emphasis is placed on the importance of pedagogical practices, since it was from these that this initial study could be transported to an operational situation. Thus, the literary revision previously elaborated represented a foundation for the quality of the pedagogical practice and allowed to deepen the methodological and didactic presuppositions inherent in all the educative action. It should be noted that the critical and reflexive spirit was present throughout the intervention process, and it was crucial in identifying problems and gaps to be addressed or at least mitigated through the implementation of two Research Projects-Action. Pedagogical Practice I was operationalized around the following research question: How to develop interpersonal and peer relationships in the Formiguinhas Class? In the scope of Pedagogical Practice II, the central question was: How can students in the 2nd B class develop attention/concentration mechanisms. This dynamic enabled an improvement of the praxis, involved in a constant process of reflection and questioning.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Projetos de investigação-ação Pressupostos teóricos e metodológicos Reflexão Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Research-action projects Theoretical and methodological assumptions Reflection Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License