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- Concessão de projeto e gestão otimizada de um sistema de rega: aplicação à RAMPublication . Vasconcelos, Eduardo Luís Nascimento; Lousada, Sérgio António NevesDevido ao aumento das temperaturas no planeta e com consequente redução de água própria para a agricultura, urge a preocupação do estudo de sistemas de rega, desde a concessão de projeto à gestão otimizada do mesmo. Assim sendo, e como a ilha da Madeira não é alheia a este problema que advém das alterações climáticas será estudado um caso prático nesta ilha, pretende-se controlar as perdas de água durante todo o sistema, procurando sempre ter em atenção a preocupação económica das soluções propostas / existentes. A priori, foram abordados os fatores históricos de desenvolvimento da prática do cultivo, assim como a transição e evolução dos sistemas de rega implementados ao longo da história. Além disto, efetuou-se a análise de recursos hídricos presentes, assim como a caracterização territorial da ilha da Madeira. Neste contexto, analisou-se também as necessidades hídricas das plantações ao longo da exploração para poder prever o volume de armazenamento necessário. Esta análise teve como base uma vasta revisão bibliográfica referente aos três cultivos apresentados nesta dissertação: Proteas, Tomateiro e Physalis. Também foi verificada toda a componente técnica dos equipamentos utilizados, consultando para tal fichas técnicas e a documentação fornecida pelos fabricantes, para poder classificar os tipos de investimentos e sua viabilidade económica ao longo do tempo. A posteriori, abordou-se todas as variáveis necessárias ao dimensionamento hidráulico do sistema de rega de uma exploração agrícola na ilha da Madeira, especificamente o concelho de Santa Cruz (Santo António da Serra). Para a correta avaliação do sistema, foi realizada uma análise hidráulica teórica e o comparativo com o sistema de rega existente, a fim de comparar os resultados expectáveis. Assim, procedeu-se ao comparativo dos valores teóricos calculados com base em um sistema de rega proposto com o sistema existente, o qual foi verificado in situ. O comparativo foi elaborado em duas hipóteses pré determinadas, onde verificou-se o ganho de eficiência das eletrobombas, redução de consumo elétrico e controlo de caudal por um emissor gota a gota. Por fim, optou-se também pela análise de consumo hídrico baseado na substituição do cultivo policultura pelo cultivo monocultura das três práticas agrícolas abordadas nesta dissertação. Este comparativo foi efetuado de forma a estabelecer a prática agrícola que apresentará o maior consumo hídrico, o que não sugere maior lucratividade por apenas redução de custos, uma vez que o lucro está atrelado a outras leis de mercado como a necessidade, oferta e preço de venda.
- Estilos parentais, qualidade da relação com os pais e professores e o rendimento académicoPublication . Soares, Cláudia Cristina da Silva; Pereira, Dora Isabel FialhoO sucesso escolar dos alunos depende, entre outros fatores, da relação que os mesmos estabelecem com os seus pais e professores. A escola é um contexto onde, provavelmente, se espelham as influências do estilo parental dos pais na forma como as crianças percecionam a relação com outros adultos, nomeadamente os professores. Neste sentido, pretendeu-se verificar neste estudo de que forma os estilos parentais e a relação da criança com os pais e os professores estão associados ao seu rendimento académico. Recorreu-se à utilização de um questionário sociodemográfico, da Egna Minnen Bertraffande Uppfostran - Parents version (EMBU-P) e da Escala de Vinculação aos Pais e Professores (IPPA-R). Foram realizadas análises de coeficientes correlacionais de Spearman, assim como o teste de Mann-Whitney, numa amostra de 122 crianças, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, de duas escolas do 2º ciclo da RAM e os seus pais. Os resultados mostram que a forma como os pais percecionam os seus estilos parentais está relacionada com a perceção dos filhos relativamente à relação com os pais e o seu rendimento académico. Verificou-se que quanto melhor é a perceção da relação que as crianças estabelecem com os seus pais, melhor é a perceção da relação estabelecida com os seus professores, pelo que esta perceção está correlacionada com o rendimento académico dos alunos, quer com retenções como sem retenções. Ainda se constatou uma correlação positiva entre o suporte emocional percecionado pelos pais para com os seus filhos e o seu rendimento académico, no caso dos alunos sem retenções. O estudo realça a importância do desenvolvimento de programas de intervenção de caráter sistémico e focado na qualidade das relações entre crianças, pais e professores