Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-21"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de mestradoPublication . Gomes, Nídia Lisandra Quintal; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal objetivo partilhar e refletir acerca da intervenção pedagógica realizada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Infantário Semi–Internato de Santa Clara e na Escola Básica do 1.º Ciclo do Caniço, respetivamente. Ao longo do relatório encontram-se descritas as intervenções pedagógicas nos diferentes contextos, precedidas por uma fundamentação teórica que constitui a base de toda a ação pedagógica. No contexto da Educação Pré-Escolar a ação realizou-se com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, e decorreu em torno da problemática de investigação-ação que visava o desenvolvimento pessoal e social no que diz respeito à Convivência e Cidadania, nomeadamente a partilha. Todavia, a intervenção no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos distintos. Deste modo, desenvolvi a minha ação numa turma de 2.º ano, com alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos e numa turma de 3.º ano, com idades entre os 8 e os 10 anos. A intervenção pedagógica na turma do 2.º ano teve como objetivo da investigação-ação a adoção de estratégias com materiais manipuláveis/estruturados de modo a que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas. Ressalvo que, relativamente à última prática pedagógica, a metodologia de investigação-ação não foi empregue, dado que a intervenção teve como propósito abordar questões do ponto de vista didático. Durante toda a prática foi adotada uma postura reflexiva, de modo a adequar e melhorar a mesma, atendendo às necessidades e interesses das crianças. As atividades apresentadas, tiveram como objetivo proporcionar às crianças momentos de aprendizagem ativa e significativa, contribuindo para o desenvolvimento e construção de uma Educação de qualidade.