Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio de mestrado

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como principal objetivo partilhar e refletir acerca da intervenção pedagógica realizada em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Infantário Semi–Internato de Santa Clara e na Escola Básica do 1.º Ciclo do Caniço, respetivamente. Ao longo do relatório encontram-se descritas as intervenções pedagógicas nos diferentes contextos, precedidas por uma fundamentação teórica que constitui a base de toda a ação pedagógica. No contexto da Educação Pré-Escolar a ação realizou-se com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, e decorreu em torno da problemática de investigação-ação que visava o desenvolvimento pessoal e social no que diz respeito à Convivência e Cidadania, nomeadamente a partilha. Todavia, a intervenção no contexto do 1.º Ciclo do Ensino Básico aconteceu em dois momentos distintos. Deste modo, desenvolvi a minha ação numa turma de 2.º ano, com alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos e numa turma de 3.º ano, com idades entre os 8 e os 10 anos. A intervenção pedagógica na turma do 2.º ano teve como objetivo da investigação-ação a adoção de estratégias com materiais manipuláveis/estruturados de modo a que os alunos desenvolvessem aprendizagens significativas. Ressalvo que, relativamente à última prática pedagógica, a metodologia de investigação-ação não foi empregue, dado que a intervenção teve como propósito abordar questões do ponto de vista didático. Durante toda a prática foi adotada uma postura reflexiva, de modo a adequar e melhorar a mesma, atendendo às necessidades e interesses das crianças. As atividades apresentadas, tiveram como objetivo proporcionar às crianças momentos de aprendizagem ativa e significativa, contribuindo para o desenvolvimento e construção de uma Educação de qualidade.
The present report has been elaborated under the Master degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and its main objective is to share and reflect on the pedagogical intervention carried out in the context of Pre-School Education and Teaching 1st Cycle Basic School, at the Santa Clara Semi-Boarding Nursery School and the Caniço 1st Cycle Basic School, respectively. Throughout the report there are described pedagogical interventions in the different contexts, preceded by a theoretical foundation that forms the basis of all pedagogical action. In the context of Pre-School, the action took place with children’s between the ages of 3 and 4 years, and ran around the problem of action research that aimed at personal and social development with regard to Coexistence and Citizenship, namely sharing. However, intervention In the context of 1st Cycle of Basic Education, it happened in two distinct moments. This way, I developed my action in a class of 2nd year, with students aged between 7 to 8 years and in a class of 3rd. year, aged between 8 and 10 years. The pedagogical intervention in the class of the 2nd year of school had the objective of action research the adoption of strategies with manipulable/structured materials so that students could develop meaningful learning. Except that, in the relation to the last pedagogical practice, the action research methodology has not been employed, since the intervention aimed to addressed issues from a didactic point of view. Throughout the practice a reflective posture was adopted, in order to adapt and improve the same, meeting the needs and interests of children. The activities presented, aimed to provide children with moments of active and meaningful learning, contributing to the development and construction of the quality education.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Investigação-ação Interesses e necessidades Aprendizagem ativa e significativa Active and meaningful learning Pre-school education 1st Cycle of Basic Education Interests and needs Action research Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License