Browsing by Issue Date, starting with "2020-03-03"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio de mestradoPublication . Câmara, Sara Raquel Lobato; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente Relatório de Estágio pretende espelhar e dar a conhecer a ação educativa desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através de uma descrição e reflexão das atividades proporcionadas. Estas práticas foram desenvolvidas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do Galeão, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré. Estando visível a relação entre a teoria e a prática indissociável à ação educativa, este relatório comporta um enquadramento dos prossupostos teóricos e metodológicos que a sustentaram. Numa procura constante de respostas que possibilitem uma melhor intervenção educativa e adequação da prática mediante os interesses e necessidades das/dos crianças/alunos, importa que o docente adote uma atitude reflexiva e uma postura de investigador. Neste sentido, a metodologia de investigação-ação foi essencial ao longo de todo o estágio pedagógico, atendendo que permitiu colmatar determinadas problemáticas, viabilizando a aprendizagem efetiva e o desenvolvimento das crianças e dos alunos. Assim sendo, na prática educativa, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como em contexto de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram desenvolvidas estratégias de intervenção pedagógica que dessem resposta às questões: Como desenvolver uma educação para a Convivência Democrática e Cidadania no grupo da Sala Laranja, particularmente na gestão das emoções e na aquisição dos valores? e De que forma o trabalho de grupo pode ajudar os alunos a desenvolver atitudes de cooperação e entreajuda, potenciando as interações e a aprendizagem dos alunos do 4.ºA?. Por conseguinte, esta metodologia não foi aplicada no último estágio pedagógico atendendo que a sua intervenção se debruçou no âmbito da didática. Sendo assim, este relatório compreende um compêndio de experiências vividas ao longo das práticas pedagógicas desenvolvidas, sendo o mesmo considerado como uma ferramenta de aprendizagem e reflexão.