Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-12"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo de validação do inventário de metas académicas-ES numa amostra de estudantes universitáriosPublication . Welky, Omaira Franchesca Sánchez; Miranda, Lúcia do Rosário Cerqueira deEste estudo tem como objetivo principal validar o Inventario de Metas Académicas adaptado para o Ensino Superior (Miranda & Almeida, 2017). Foi aplicado a uma amostra de 222 estudantes da Universidade da Madeira, com uma média de idades de 21,2 e um desvio padrão de 5,15 de diversos cursos da Universidade da Madeira e Madeira. Na análise fatorial identificaram-se os três fatores estipulados na fundamentação teórica do instrumento, que explicam 56,4% da variância total dos itens, explicando o fator 1: 25, 01%, o fator 2: 16,96 %, e o fator 3: 14,66,% da variância nos itens. Os três fatores mostraram valores de consistência interna adequados, concretamente as Metas orientadas para o evitamento da pressão social, alpha de 0,762, as Metas orientadas para o rendimento um alpha de 0,674, e as Metas orientadas para aprendizagem observaram, um alpha de 0,867. Os resultados também sugerem que as raparigas apresentam médias mais elevadas nas metas orientadas para a aprendizagem por comparação com os rapazes em todos os anos escolares, estas alunas também apresentavam melhor rendimento académico.