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- Biblioteca itinerante: construindo sonhos e formando cidadãosPublication . Silva, Maria Aparecida de Melo; Kot-Kotecki, Ana Maria França Freitas; Macedo, Roberto SidneiA leitura é uma prática social de extrema relevância para a formação do sujeito e para sua efetiva ascensão no contexto social. A itinerância de bibliotecas tem sido uma das soluções encontradas para minimizar a falta de bibliotecas fixas nas escolas, como também para incentivar e levar conhecimento às comunidades, garantindo as informações que lhes permitam exercer os seus direitos democráticos. Essa pesquisa de caráter qualitativo discute o papel da Biblioteca Itinerante (doravante BI) nas escolas, reativando a discussão sobre a importância da leitura para a formação dos cidadãos, e quais contribuições a BI trouxe para o desenvolvimento de competências e habilidades dentro de um contexto de práticas educacionais inovadoras. Para cumprir esse propósito realizou-se uma pesquisa na Escola Ministro Marco Maciel, localizada no Povoado Brejo Velho em Paranatama-PE. A coleta dos dados se deu através de entrevistas e observações. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se também como base os principais teóricos: Freire, Jean Piaget, Lapassade, Fino, Macedo, Papert, Toffler, etc. O estudo mostrou que a Biblioteca Itinerante (BI) contempla o projeto pedagógico escolar, o que contribui para o pleno aproveitamento educacional. È fato que a ausência de biblioteca na escola dificulta a aprendizagem. Sobre a relevância deste trabalho para a área de pesquisa em leitura e prática pedagógica inovadora, podemos destacar a contribuição da pesquisa em lócus como processo de construção de conhecimento e quebra de paradigma. Logo, a Biblioteca Itinerante mostra-se imprescindível no processo de desenvolvimento de “competência e habilidade” para os educandos, sobretudo como empoderamento de ações. Organizar, reorganizar, interpretar e analisar, essas competências estão contemplados no projeto BI. A pesquisa indica ainda que a presença da BI na escola tornasse-se essencial para fortalecer a prática pedagógica, efetivando a aprendizagem de forma construtiva. Como afirmava Freire (1996, p.75) “a trajetória pela qual nós fazemos conscientes, está marcada pela finitude o que nos caracteriza como seres históricos”. Assim, a BI caracteriza-se como instrumento eficaz na construção de uma educação inovadora.
- Dendrimers: the fluorination approachPublication . Orfãos, Lydia Nadége Abreu dos; Rodrigues, João Manuel Cunha; Tomás, Helena Maria Pires GasparThe developmentsin materialsscience have provided new approaches for the detection, diagnosis and treatment of several diseases. Dendrimers have been intensively studied for their unique properties as probes and drug/gene delivery vehicles, mainly due to their multivalency and possibility of surface functionalization with a wide variety of compounds. This thesis aimed at the functionalization of generation four amine-terminated poly(amidoamine) (PAMAMG4-NH2) dendrimers with the compound 2,3,5,6-tetrafluoro-4-hydroxybenzoic acid (TFHBA) for the obtention of new gene delivery vectors having increased transfection efficiency and high cytocompatibility, taking advantage of the “fluorine effect”. The traceability potential of this system using 19F-TFHBA in nuclear magnetic resonance, although not studied in the present thesis, was also a significant reason for the developed work. The functionalization of the PAMAMG4-NH2 dendrimer was performed with two functionalization degrees using TFHBA/dendrimer ratios of 32.5 and 64.5. A control using 4-hydroxybenzoic acid (HBA), the non-fluorinated counterpart of TFHBA, was also used at the same functionalization degrees. Several techniques were applied for the characterization of the synthesized materials, such as Nuclear Magnetic Resonance (NMR), Fourier Transform Infrared (FTIR), Ultraviolet/Visible (UV/Vis), and fluorescence spectroscopies, as well as Dynamic Light Scattering (DLS) and Electrophoretic Light Scattering (ELS), to confirm the success of the conjugation. Biological studies of the prepared compounds were performed, too, namely cytotoxicity, pDNA condensation and charge neutralization capability, and transfection efficiency. The functionalization of PAMAMG4-NH2 dendrimers with TFHBA and HBA at both functionalization degrees was achieved successfully. Compared to pristine PAMAMG4-NH2, the functionalized dendrimers presented lower cytotoxicity, similar pDNA condensation ability, and better transfection efficiency in HEK293T cells. Based on the obtained data, no significant differences were observed between the TFHBA and HBA functionalized dendrimers as transfection agents.
- Recolha de dados numa rede de sensores em ambiente urbanoPublication . Pereira, João Nuno Freitas; Azevedo, Joaquim Amândio RodriguesNeste projeto é desenvolvida uma rede de monitorização urbana de baixo custo para a qualidade do ar. Deste modo, é necessário o estudo de diferentes métodos de recolha dos dados para uma rede de sensores sem fios (RSSF). Esta rede de monitorização é desenvolvida com o intuito de avaliar a qualidade do ar na cidade do Funchal, nomeadamente a afluência do tráfego urbano. Inicialmente é realizada uma breve pesquisa incidindo sobre o tema da qualidade do ar. Estudam-se diferentes tecnologias rádio no âmbito da transmissão e recolha de dados. Por fim, apresentam-se alguns exemplos de projetos de monitorização urbana ambiental. Para o desenvolvimento da rede de monitorização urbana são construídos alguns protótipos. Estes são um nó de calibração, um nó sensor local, um gateway de aquisição de dados e um sistema para monitorização remota, os quais destinam-se à monitorização de monóxido de carbono (CO). As tecnologias de transmissão de dados utilizadas são Zigbee e LoRa (Long Range). O nó de calibração serve-se de um sensor cujas caraterísticas de resolução e gama dinâmica são apropriadas na monitorização de concentrações poluentes mais baixas. Os restantes protótipos utilizam um sensor de baixo custo. O nó local e o sistema de monitorização remoto são estações instaladas em pontos fixos. O gateway de aquisição de dados destina-se à recolha e tratamento de dados monitorizados por nós móveis. O sistema de monitorização remota servese das tecnologias LoRa e Zigbee. A rede de monitorização faz uso da rede de sensores existente na Universidade, a qual maioritariamente utiliza a tecnologia Zigbee, uma aplicação Java que recolhe e realiza o tratamento de dados e uma base de dados MySQL. Os utilizadores podem consultar a informação de interesse numa página Web.
- Relatório de estágio de mestradoPublication . Santos, Guida Miccaela Ornelas dos; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaO presente relatório foi redigido, após o meu envolvimento nas práticas pedagógicas da sala de Educação Pré-Escolar, na Escola DonaOlga e das turmas de 2.º e 4.º ano de escolaridade, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche Eng.º Luís Santos Costa, com o intuito de obter o grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este integra as reflexões concebidas a respeito das intervenções pedagógicas, assim como os pressupostos teóricos e metodológicos que nortearam a minha prática nos diferentes contextos educativos. A profissão docente implica uma formação contínua que fomente a articulação entre a teoria e a prática e promova uma atitude ativa, criativa e reflexiva capaz de responder às necessidades das crianças e melhorar a ação do docente. Nesta linha de pensamento, o presente relatório apresenta a Investigação-Ação como uma metodologia propícia à transformação e otimização da ação pedagógica. Valorizando esta metodologia e assumindo o papel de docente investigador e reflexivo, emergiu a necessidade de implementar um conjunto de estratégias que potencializassem a ação pedagógica. Em contexto Pré-Escolar, o projeto de Investigação-ação foi orientado pela seguinte questão: “De que forma é possível estimular e desenvolver a linguagem e a comunicação oral no grupo de crianças da Sala Laranja?”; já no 1.º Ciclo do Ensino Básico, o projeto regeu-se pela questão: “De que maneira é possível motivar os alunos do 4.º J para a construção do seu próprio conhecimento e mediar as atitudes de respeito e tolerância com os outros?”. Para dar respostas às problemáticas sinalizadas, foram implementadas estratégias sustentadas por um suporte teórico, pelos objetivos pedagógicos e, especialmente, pelas características, motivações e necessidades de cada criança.