Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-08"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inovação pedagógica na educação infantil e no Ensino FundamentalPublication . Sousa, Maria Goretti Guerreiro Silva de; Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana; Carneiro, Stânia Nágila VasconcelosA Inovação Pedagógica implica mudanças qualitativas nas práticas pedagógicas, desafia o professor a ser mediador e o aluno a construir o seu próprio conhecimento. O percurso metodológico para o desenvolvimento deste estudo, cujo tema discorre sobre Inovação Pedagógica na Educação Infantil e Ensino Fundamental foi estruturado utilizando a pesquisa de natureza etnográfica, ferramenta significativa de investigação qualitativa principalmente na área da educação, e fundamentações teóricas dos autores; e a pesquisa de campo com a pesquisadora no ambiente de estudo, empregando as técnicas de observação participante, entrevista semiestruturada realizada com a Coordenadora Pedagógica, professores e pais de alunos matriculados na escola; registro fotográfico; diário de campo; bloco de anotações; e em seguida a análise dos resultados coletados com base nas fundamentações teóricas e metodológicas. Portanto, esses registros foram essenciais para responder ao objeto de estudo, isto é, investigar se existe inovação pedagógica nos Projetos Temáticos desenvolvidos pelos alunos da Educação Infantil e Séries de Iniciais do Ensino Fundamental, observar se as inserções desses projetos contribuem para a aprendizagem, priorizando o aluno, sujeito da pesquisa, como ser autônomo, crítico, criativo e protagonista no processo de construção do conhecimento, na Escola Bilíngue de Educação Infantil e Ensino Fundamental Puro Saber, em Fortaleza, Ceará, Brasil. É notório que as mudanças acontecem e possuem relações com a globalização, aceleração do conhecimento e informação, diversidade cultural e social, dentre outros, pois a sociedade exige respostas inovadoras, e a escola necessita criar ambientes de aprendizagem no quotidiano escolar dos alunos, propícios à inovação pedagógica. Neste contexto, a presente pesquisa identificou através das observações e dos instrumentos aplicados durante as visitas, que na escola pesquisada existem aspectos considerados relevantes e inovadores nos Projeto Temático.