Browsing by Issue Date, starting with "2020-09-11"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Interfaces entre TIC e inovação pedagógica: uma investigação de práticas pedagógicas com o uso de mesas educacionais em uma creche-escola do RecifePublication . Pereira, Waldenice Maria de Mendonça; Brazão, José Paulo GomesEste trabalho descreve e interpreta as práticas pedagógicas mediadas pela utilização de dispositivos tecnológicos, desenvolvidas na sala de tecnologia e na sala de aula regular, envolvendo uma turma do grupo V da educação infantil de uma creche-escola situada na cidade de Recife, no interior da qual estudantes de cinco anos de idade e sua professora se ocupam em realizar atividades pedagógicas com base na proposta curricular do Sistema Municipal de Ensino do Recife. Uma investigadora observa e registra as ações implicadas no processo educacional, no período de maio a outubro do ano letivo de 2017, visando identificar a existência de inovação pedagógica, na medida em que essas práticas se diferenciam das tradicionais. Trata-se de uma investigação qualitativa de natureza etnográfica, com a utilização do dispositivo da observação participante, das técnicas de conversação corrente, entrevista etnográfica e dos instrumentos de registro em diário de campo, registro fotográfico e coleta documental. Este estudo divide-se em capítulos, nos quais discorre-se sobre a revisão da literatura pertinente a interfaces entre tecnologia da informação e comunicação e inovação pedagógica; experiências pedagógicas inovadoras no ambiente formal de aprendizagem; metodologia da pesquisa qualitativa e sua relação com a etnografia; tratamento e análise dos dados coletados. A partir da análise e reflexão sobre a documentação, e fazendo a ponte com a bibliografia apropriada à temática em tela, foi possível inferir que as Mesas Educacionais Alfanuméricas e Mundo das Descobertas se configuram como inovação tecnológica, uma vez que esses dispositivos tecnológicos se deixaram domar pelo currículo ortodoxo, não contribuindo, dessa forma, para a transformação das práticas pedagógicas, na perspectiva da inovação pedagógica.