Browsing by Issue Date, starting with "2020-09-17"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Criatividade e resiliência no ensino superiorPublication . Agrela, Sara Patrícia Ribeiro; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesNa Psicologia Positiva, a criatividade e a resiliência são consideradas ferramentas fundamentais para o desenvolvimento saudável do indivíduo (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000; Yunes, 2003). Neste estudo, pretende-se analisar a criatividade e a resiliência no ensino superior, nomeadamente, nos docentes, estudantes, funcionários e investigadores. A amostra é constituída por 326 participantes com 17 anos ou mais, no âmbito da linha de investigação do projeto “O Bem-Estar Psicológico na Sociedade Madeirense”. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicada a Escala de Personalidade Criativa – Forma Reduzida, de Pocinho, Garcês, Jesus, Viseu e Miguel-Tobal (in press) e a Measuring State Resilience, adaptada para a população portuguesa por Martins, em 2005 (Teixeira, 2014). Os resultados permitiram verificar que existe uma associação/correlação positiva entre a criatividade e a resiliência; os indivíduos do género feminino são mais resilientes; os indivíduos mais velhos são mais resilientes e tendencialmente mais criativos; os indivíduos que possuem o ensino superior são mais criativos; os docentes são mais resilientes do que os estudantes e do que os investigadores; os docentes são mais criativos do que os estudantes; e, a resiliência pode ser explicada pela criatividade e pelo género, sendo estes preditores da mesma. Implicações práticas são também apresentadas e discutidas.
- Utilização de ferramentas BIM na avaliação da eficiência energética: possibilidades e desafiosPublication . Pereira, Vítor Filipe Fernandes; Santos, José Manuel Martins dos