Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-09"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Resiliência e otimismo no Ensino Básico e SecundárioPublication . Vasconcelos, António Alberto Maia; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesA resiliência está relacionada com a capacidade de cada indivíduo reunir um conjunto de estratégias eficazes com o intuito de prevenir, superar ou minimizar o impacto de eventos traumáticos. Por outro lado, o otimismo está relacionado com comportamentos e estilos de vida mais saudáveis, com mais elevada autoestima e autoeficácia, com maior sucesso profissional, com menor depressão e ansiedade, maior bem-estar geral e satisfação com a vida. Desta forma, a presente investigação pretende estudar os níveis de resiliência e otimismo em docentes e não-docentes de uma escola básica e secundária da Região Autónoma da Madeira (RAM). A amostra é não probabilística, de conveniência e reuniu 99 participantes, com idades compreendidas entre os 27 e os 64 anos. No que toca aos instrumentos utilizados, foi aplicada a Escala de Resiliência (MSR Measuring State Resilience) adaptada e validada para a população portuguesa por Helena Martins (2005) e a Escala de Otimismo, de Barros (1998). Os dados foram analisados estatisticamente através de estudos descritivos, correlacionais e inferenciais. Os resultados permitiram concluir que: existe correlação entre as variáveis em estudo; os não-docentes demonstraram uma tendência para maior otimismo; os indivíduos com mestrado possuem mais resiliência e otimismo; as variáveis explicam 14.5% da variância das notas dos alunos; os docentes apresentam uma tendência a descer os níveis de otimismo e resiliência com a pandemia Covid-19.