Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Resiliência e otimismo no Ensino Básico e Secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoAntónioVasconcelos.pdf1.11 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A resiliência está relacionada com a capacidade de cada indivíduo reunir um conjunto de estratégias eficazes com o intuito de prevenir, superar ou minimizar o impacto de eventos traumáticos. Por outro lado, o otimismo está relacionado com comportamentos e estilos de vida mais saudáveis, com mais elevada autoestima e autoeficácia, com maior sucesso profissional, com menor depressão e ansiedade, maior bem-estar geral e satisfação com a vida. Desta forma, a presente investigação pretende estudar os níveis de resiliência e otimismo em docentes e não-docentes de uma escola básica e secundária da Região Autónoma da Madeira (RAM). A amostra é não probabilística, de conveniência e reuniu 99 participantes, com idades compreendidas entre os 27 e os 64 anos. No que toca aos instrumentos utilizados, foi aplicada a Escala de Resiliência (MSR Measuring State Resilience) adaptada e validada para a população portuguesa por Helena Martins (2005) e a Escala de Otimismo, de Barros (1998). Os dados foram analisados estatisticamente através de estudos descritivos, correlacionais e inferenciais. Os resultados permitiram concluir que: existe correlação entre as variáveis em estudo; os não-docentes demonstraram uma tendência para maior otimismo; os indivíduos com mestrado possuem mais resiliência e otimismo; as variáveis explicam 14.5% da variância das notas dos alunos; os docentes apresentam uma tendência a descer os níveis de otimismo e resiliência com a pandemia Covid-19.
Resilience is related to the individuals assemble a set of effective strategies to prevent, overcome or minimize the impact of traumatic events. On the other hand, optimism is related to healthier behaviors and lifestyles, with higher selfesteem and self-efficacy, with greater professional success, with less depression and anxiety, greater general well-being, and satisfaction with life. In this way, the current research intends to study the levels of resilience and optimism in teachers and nonteachers of a basic and secondary school in the Autonomous Region of Madeira (RAM). The sample is non-probabilistic, of convenience and gathered 99 participants, aged between 27 and 64 years. The instruments used were the Resilience Scale (MSR - Measuring State Resilience) adapted and validated for the Portuguese population by Helena Martins (2005) and Barros' Scale of Optimism (1998).The data were analyzed statistically through descriptive, correlational and inferential studies. The results allowed to conclude that: there is a correlation between the variables under study; nonteachers showed a tendency towards greater optimism; individuals with master's degrees have more resilience and optimism; the variables explain 14.5% of the variance of the students' grades; teachers have a tendency to lower levels of optimism and resilience with the Covid-19 pandemic.

Description

Keywords

Resiliência Otimismo Docentes Não-docentes Ensino Básico e Secundário Psicologia positiva Resilience Optimism Teachers Non-teachers Basic and Secondary Education Positive psychology Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License