Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-09"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Sílvia Tatiana Caldeira; Fernandes, Adérita Cristina PereiraConsidere-se o presente relatório como o compêndio das reflexões concebidas ao longo do percurso de formação docente em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Este documento objetiva a partilha, descrição e a reflexão crítica das experiências das três práticas pedagógicas (PP) desenvolvidas nos contextos supramencionados. Organizado em três partes fundamentais – a componente teórica, o enquadramento metodológico e a intervenção pedagógica – o documento procura fundamentar as PP desenvolvidas à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos. Pretendendo-se evidenciar uma atitude crítico-reflexiva, nas três PP desenvolveu-se um projeto de Investigação-Ação (IA), implementado após a identificação das problemáticas de cada grupo/turma. Para a sua colmatação, delinearam-se estratégias adequadas às problemáticas detetadas. As questões orientadoras dos projetos de IA correspondentes a cada uma das PP – PP I, PP II e PP III – foram as seguintes: (1) Como estimular a cooperação entre as crianças da Pré A?; (2) Como ajudar as crianças do 3ºA a gerir as suas emoções? e (3) Como ajudar as crianças do 1.ºA a reconhecer e a controlar as suas emoções?, respetivamente. De notar que tudo o que se explana no presente relatório de estágio é o culminar daquilo que se tomou como fulcral no percurso de formação, bem como para a prática profissional futura, numa perspetiva que coloca a criança no centro de todo o processo de ensino aprendizagem.
