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- O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipalPublication . Costa, Maria Cristiane Raimundo da; Fraga, Nuno Miguel da Silva; Cavalcanti, Rilva José Pereira UchôaApresenta-se a presente dissertação com o tema: O portfólio e a processualidade como fundantes da prática pedagógica inovadora nos anos iniciais do ensino fundamental numa escola municipal, destacando as categorias: Portfólio; Avaliação; Inovação Pedagógica; Reflexão; Classes Multisseriadas e Estudo de Caso.Para tanto, discutimos os principais conceitos sobre portfólio, instrumentos de avaliação, teorias da aprendizagem, tipos de aprendizagem, classes multisseriadas, educação no campo, bem como, estabelecemos um estudo teórico sobre inovação pedagógica e suas possibilidades no desenvolvimento da práxis pedagógica da escola campo de pesquisa. Utilizamos como metodologia um estudo de caso de natureza qualitativa e como instrumentos de coleta de dadosaobservação participante com notas de campo, aplicação de questionários e entrevistas e pesquisa bibliográfica, a fim de investigar a importância do uso do portfólio como instrumento de avaliação em turmas multisseriadas, porque se acredita na eficácia do mesmo no que diz respeito ao arquivamento de informações de forma organizada e que venha a servir como material para análise e reflexão sobre a aprendizagem de cada discente. Ao final, concluímos que de fato as práticas ali inseridas se mostram como inovadoras e que estas contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos, pois estes demonstram atitudes coerentes com os conteúdos estudados.
- Burnout parental em pais e mães estudantes do ensino superiorPublication . Spínola, Carolina Sofia Sério; Beja, Maria João Gouveia PereiraO burnout parental consiste numa síndrome que engloba o distanciamento emocional face aos filhos, o sentimento de enorme exaustão, e a sensação que estes pais, detêm quando pensam no que já foram e comparam com o que são, sentem que são péssimos pais. Assim, a presente investigação tem como principais objetivos, analisar a prevalência de burnout parental em pais e mães que estejam a frequentar o ensino superior e a relação entre o burnout parental, os fatores sociodemográficos, a coparentalidade e o funcionamento familiar. O estudo foi conduzido com uma amostra de 95 participantes, 76 mães (80%) e 19 pais (20%), maioritariamente com famílias biparentais, com 1 ou 2 filhos e se encontram a frequentar o ensino superior. O protocolo de avaliação incluiu o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Avaliação da Exaustão Parental – QAEP, o Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation - SCORE-15 e a Escala de Relação Coparental. Este protocolo foi aplicado online e o tempo de aplicação inclui o período de confinamento e de desconfinamento. Os resultados indicaram que 8% dos sujeitos da amostra se encontram em situação de burnout parental e apresentam níveis mais elevados nas dimensões de exaustão contraste. A frequência dum curso superior em regime integral e níveis mais baixos no funcionamento familiar encontram-se associados a níveis mais elevados de burnout parental, mas a idade dos pais e mães surge como um fator protetor assim como uma coparentalidade cooperante e positiva.