Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-04"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Liderança e género: um estudo de caso numa escola pública da RAMPublication . Freitas, Ana Cristina Moderno de; Góis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues deEsta investigação surge no âmbito da área de Administração Educacional, investigou se o papel de dois líderes de géneros distintos, numa escola secundária do Funchal. O local de estudo foi uma escola secundária do Funchal. Os informantes foram a atual e o anterior Presidentes do Conselho Executivo (PCE), Coordenadores por Área Pedagógica e Diretores de Turma afetos à instituição mencionada. Além disso entrevistou-se uma pessoa que não está afeta à instituição, mas que está ligada às questões de género. O objetivo foi compreender se os estilos de liderança, aliados ao género, contribuem para a transformação da organização. A metodologia utilizada nesta investigação foi o Estudo de Caso e o instrumento fundamental de recolha de dados utilizado foi a entrevista. Este instrumento permite dispor os dados de forma mais próxima do sujeito e de forma mais precisa, possibilitando assim, a comparação entre diversas perspetivas e opiniões recolhidas entre os entrevistados. Através desta investigação foi possível compreender que o género relacionado com a liderança não é um fator decisivo na alteração da dinâmica e na transformação da escola. De facto, poderão existir diferenças pessoais e de género, no entanto, essas diferenças não são decisivas no exercício da liderança. Um líder bem-sucedido deve ser competente e ter a qualificação necessária para o cargo. A liderança não se altera apenas porque o género do líder se alterou, existem diversos fatores que a influenciam e espero poder mostrar isso ao longo deste trabalho.